É falso que Zé Ramalho cantou, em vídeo, música com crítica a Lula

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais vídeo em que o cantor Zé Ramalho se apresenta em um palco cantando uma música com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

O cara foi presidente 16 anos, roubou a gente no mensalão e na Petrobrás. Condenado em três instâncias, veio o Supremo e o libertou. Um corrupto irreversível: o Satanás

– Trecho do áudio do vídeo compartilhado nas redes sociais atribuído a Zé Ramalho

Falso


A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma manipulação do vídeo original, que mostra um show de 2005 em que Zé Ramalho canta “Avôhai”, extraído de um DVD. O conteúdo desinformativo incluiu digitalmente uma paródia da mesma música cantada por um homem com tom de voz semelhante ao de Ramalho. Esse áudio substituiu a voz do artista na gravação.

À esquerda, imagem do vídeo original que mostra show de 2005. À direita, captura do vídeo manipulado


Em nota encaminhada à Lupa, a assessoria de imprensa de Zé Ramalho confirmou que a canção que critica Lula não foi feita pelo cantor e que o vídeo original, gravado no show de 2005, foi manipulado. “Percebe-se logo que se trata de um lixo, que não passa pelo crivo de nenhuma lupa… Não sabemos quem criou, porém, é fácil perceber que não é a voz do Zé Ramalho, nem tampouco ele faria qualquer versão mudando a letra de seu clássico sagrado, a canção ‘Avôhai’”, disse, em comunicado. 

O primeiro registro de compartilhamento da paródia que critica Lula é de outubro de 2022. Trata-se de um vídeo em que um homem de chapéu canta de frente para um microfone e segura um violão. Na legenda desse material são apresentados o nome de usuário da conta do homem no Instagram e no Tik Tok. No entanto, nota-se que o próprio autor do vídeo desativou o conteúdo de suas redes sociais. A paródia ainda circula nas plataformas, pois também foi publicada por outros usuários.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste