Vídeo de confronto entre polícia e bandidos com metralhadora ponto 50 em laje é trecho de série

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra uma suposta troca de tiros entre policiais e criminosos em uma comunidade — as publicações não informam onde teria ocorrido o caso. A legenda do post diz que os criminosos estariam usando uma metralhadora ponto 50 em uma laje. É falso

Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

Olhem a [metralhadora] ponto 50 na laje. Depois reclamam de força desproporcional

– Legenda em vídeo que, até 15h do dia 9 de agosto de 2023, havia sido visualizado por 42,5 mil usuários no Facebook

Falso

O vídeo que circula pelas redes sociais não é real. Trata-se de uma cena da série Arcanjo Renegado, transmitida na Globoplay, filmada no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. A AfroReggae Audiovisual, produtora da série, confirmou que as imagens mostram gravações de cenas da terceira temporada. 

Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro também negou que as imagens sejam relacionadas a ações da polícia. 

A colunista do site Em Off Mariana Morais publicou imagens da ocasião, em vídeo compartilhado no Twitter. É possível ver que as cenas mostram o mesmo local do vídeo compartilhado nas redes sociais.

Em ambos os registros é possível ver a placa de um mercado e as mesmas toalhas — uma vermelha e outra rosa — estendidas em varandas de moradores. O carro que aparece pegando fogo no vídeo que circula nas redes sociais também é mostrado no registro compartilhado por Morais. Nas imagens da colunista, o carro ainda não está em chamas, contudo está na mesma posição do veículo que aparece em chamas — e com uma roda em frente à porta do motorista, como também mostrado no registro analisado.

Compare abaixo as imagens: 

À esq., prints do vídeo que circula nas redes. À dir., trechos do vídeo compartilhado por colunista

Em Arcanjo Renegado, o líder da principal equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM do Rio de Janeiro precisa enfrentar um dilema. Quando um dos seus amigos é ferido em uma operação, ele busca vingança e acaba em conflito com a alta cúpula política do estado.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste