É falso que vídeo mostra derrota do governo em PL sobre heranças

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra parlamentares comemorando o resultado de uma votação na Câmara dos Deputados. De acordo com a legenda que acompanha o conteúdo, o festejo se deu pela rejeição de um suposto projeto de lei do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tinha como objetivo transformar heranças em patrimônio público. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Lula perdeu, Não foi aprovado, nossos bens e heranças como patrimônio do governo

– Legenda que acompanha o vídeo que circula no WhatsApp

Falso


O vídeo foi compartilhado fora de seu contexto original e não tem nenhuma relação com a legenda que circula pelas redes sociais. Na realidade, a gravação foi publicada originalmente pela ex-deputada federal Aline Sleutjes (PROS-PR) no dia 30 de maio de 2023, após a aprovação do projeto de lei sobre o Marco Temporal da ocupação de terras por povos indígenas (PL 490/07). A iniciativa seguiu para discussão no Senado.   

Além disso, o governo Lula não apresentou uma proposta para transformar heranças em patrimônio público. Pesquisando pelos termos “heranças” e “Lula” nas publicações mais recentes do portal da Câmara de Deputados, a palavra “herança” aparece, em sua maioria, em posts voltados para a reforma tributária. Mas a proposta aprovada na Casa em 7 de julho deste ano, em dois turnos, traz apenas alguns pontos relacionados a heranças: taxação progressiva; cobrança do imposto no local onde a pessoa faleceu; permissão para cobrança de heranças no exterior; e isenção do imposto sobre doações a instituições sem fins lucrativos.

Lupa contatou a assessoria de imprensa da Casa Civil em busca de um posicionamento sobre o assunto. O órgão negou que o Executivo tenha criado qualquer projeto que converta heranças em patrimônio público. “A informação é falsa. O governo federal não enviou, e nem enviará ao Congresso, qualquer projeto de lei que transforme bens e heranças de cidadãos em bens públicos”, disse, em comunicado.

No final de 2022, um vídeo circulou nas redes sociais dizendo que Lula iria confiscar as heranças em seu governo. O conteúdo também era falso. Na época, as falas do petista em uma live com o teólogo Leonardo Boff foram tiradas de contexto. Em nenhum momento do vídeo original ele fez essa afirmação. 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste