É falso áudio com vaias a Lula em vídeo de cerimônia do Minha Casa, Minha Vida

Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo vaiado durante a cerimônia que sancionou a lei que cria o Minha Casa, Minha Vida, na última quinta-feira (13). É falso. Trata-se de uma montagem, na qual foi inserido um áudio diferente do original. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Lula no Nordeste e recebido com hino dele [vaias]. Lula esta indginado

– Legenda que acompanha vídeo compartilhado no WhatsApp

Falso

Ao contrário do que mostra o vídeo enganoso, Lula não foi vaiado durante a cerimônia na qual sancionou a lei que cria o novo programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o evento ocorreu em Brasília, não no “Nordeste”, como diz a legenda da publicação que circula nas redes sociais.

O registro oficial foi transmitido pela TV Brasil (a partir do minuto 56). As imagens mostram Lula sendo anunciado pelo cerimonial do evento e, em seguida, sendo aplaudido pelas pessoas presentes. Em nenhum momento do vídeo há vaias contra o presidente. 

Lupa já desmentiu diversos vídeos que usam a mesma tática para atacar o presidente, de inserir de forma manipuladora um áudio em imagens oficiais com xingamentos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. No início deste mês, circulou um registro em que o presidente teria sido supostamente vaiado durante evento de entrega de casas no Rio Grande do Sul. Em junho, um outro vídeo mostrava xingamentos contra Lula em cerimônia de entrega das residências do programa Minha Casa, Minha Vida no município de Abaetetuba, no Pará. 

Checagem similar foi verificada por Aos Fatos e Reuters.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste