Lula começou a taxar o pix?

Publicado originalmente em instagram de PUC Check. Para acessar, clique aqui.

Na semana passada, circulou nas redes sociais a notícia de que o presidente Lula começaria a taxar o Pix. A mudança teria início em julho, mas não afetaria todas as transações do Pix, mas sim as feitas por pessoas jurídicas, sendo que essas transferências podem ou não envolver o recebimento ou envios pela Caixa Econômica Federal.

Porém, a informação é falsa! A Agência Lupa recebeu uma nota encaminhada pela própria Caixa Econômica, onde o órgão afirmou que pretendia aplicar uma cobrança para pessoas jurídicas, mas que tal mudança é da própria instituição e não tem nada relacionado a Lula. O texto da nota diz: “A decisão pela cobrança de tarifa do Pix de clientes pessoa jurídica é institucional e não tem qualquer relação como Lula”. Mas com a repercussão negativa da proposta, o governo federal pediu ao banco que suspendesse a medida, e isso aconteceu no dia 20 de junho.

Vale destacar que segundo o Banco Central (BC), a cobrança pra pessoas jurídicas em transições Pix é permitida em determinadas situações. Essa aplicação de tarifa pelos bancos é autorizada pelo BC desde 2020.

?Créditos: GettyImage

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste