Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes um vídeo em que uma mulher critica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o narrador do conteúdo, ela seria a juíza que comandou a operação Lava Jato ao lado de Sergio Moro. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Olha aqui a juíza que comandou a Lava Jato ao lado do Sérgio Moro veio a público. Esta juíza, que trabalhou ao lado do Moro, na Lava Jato, tem coragem
– Trecho da narração do vídeo que teve mais de 500 mil visualizações no Facebook até 20 de junho
Falso
A mulher que aparece no vídeo é a vereadora Amália Tortato (NOVO), de Curitiba (PR). A parlamentar não é juíza, não recebeu nenhum papel na Lava Jato e é formada em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Por meio de busca reversa, a partir das imagens do vídeo desinformativo, a Lupa encontrou uma foto e um trecho do discurso da vereadora no “Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri” (Página 2). A captura se refere a uma publicação feita por Amália em sua conta no Facebook no dia 23 de maio deste ano. No vídeo, ela critica a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que resultou na cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), em 16 de maio.
De acordo com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, responsável pela Lava Jato no Paraná, é falsa a afirmação de que Amália Tortato atuou na operação no estado. “É falso. Nem mesmo existe uma juíza com este nome na 4ª Região”, disse a assessoria de imprensa do órgão, em nota encaminhada à Lupa.