Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.
A jornalista e associada da ABPEducom, Doutora Irmã Helena Corazza, representou a Instituição no Simpósio “Hablar con el corazón en la verdad y en el amor” (falar com o coração na verdade e no amor), evento internacional realizado no dia 26 de maio com o propósito de refletir sobre a mensagem enviada pelo Papa Francisco a todo o mundo para a celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Neste ano, a Igreja Católica comemorou a ocasião em 21 de maio com o tema “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”. Articulado no formato de mesa redonda em um encontro virtual, Corazza destaca que a mensagem central do Pontífice aponta para os aspectos cotidianos do ser humano no que diz respeito à prática da comunicação, bem como estabelece relações com a teoria e a práxis do campo da Educomunicação.
“Como é que você faz a comunicação? Ela não pode ser só razão. Ela tem que ser esse afeto. Ali ele [o Papa] convida a ter empatia para poder sentir aquilo que o outro está sentindo, perceber a situação e falar a partir dela”, afirmou. “Penso que o processo sinodal recupera para nós, na América Latina, toda trajetória de toda a comunicação popular e alternativa para a cidadania. E a Educomunicação vem daí. Ela inclui a escuta da realidade, do empoderamento do sujeito, da participação, no pensar e no construir juntos”, enfatizou a jornalista.
Participaram do evento com Helena o professor Carlos Ferraro (Argentina), presidente da Associação Católica Latinoamericana e Caribenha de Comunicação (SIGNIS ALC) e o jornalista Andrés Gómez (Bolívia) da Universidade Nacional Mayor de San Andrés. Segundo ela, o tema deste ano possibilitou o diálogo e a contribuição com os pontos trazidos pelos outros palestrantes.
“Eu comecei com esse conceito de que ele usa uma comunicação que é humana e, ao mesmo tempo, social. Ele trabalha a comunicação entre as pessoas e com os profissionais da comunicação. A linguagem do Papa Francisco é muito visual. As pessoas precisam enxergar o que você fala. Depois eu puxei a questão da comunicação para a paz, para a verdade e para a Educomunicação”, pontuou Helena que também é coordenadora do setor de Educomunicação da SIGNIS Brasil.
O Simpósio “Hablar con el corazón en la verdad y en el amor” foi uma ação do Centro Latinoamericano de Investigación en Arte y Comunicación (Cliac Perú) com o apoio da Universidade Católica de Trujillo, a Associação Peruan de Profisionais da comunicação (APEPCOM) e SIGNIS ALC (América Latina e Caribe).