Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.
Vídeo que circula nas redes sociais informa que a ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza foi assassinada dentro de um presídio. A informação é falsa. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro negou o boato.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
E é confirmada a morte da ex-pastora Flordelis. Flordelis foi assassinada dentro da cadeia ontem
– Frases ditas em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Estado do Rio de Janeiro diz, em nota, que a informação sobre o assassinato de Flordelis não procede. “Não há registro de qualquer episódio envolvendo a citada”, complementa a nota. Ela está presa na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu-RJ.
Flordelis dos Santos foi condenada, em novembro do ano passado, a 50 anos e 28 dias de prisão por homicídio triplamente qualificado; tentativa de homicídio duplamente qualificado; associação criminosa armada e uso de documento falso.
A ex-deputada foi presa em 13 de agosto de 2021, acusada de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo. A detenção ocorreu 48 horas depois que ela teve o mandato cassado na Câmara dos Deputados e, por consequência, ter perdido a imunidade parlamentar.
Anderson do Carmo foi morto em 16 de junho de 2019, na residência do casal, em Niterói-RJ. A perícia apontou que ele foi alvejado com mais de 30 tiros.