Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Vídeo que circula no Instagram mostra o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, falando sobre falta de liberdade da imprensa para criticar ações do governo e prisões indevidas. De acordo com a legenda que acompanha o conteúdo, a afirmação de Bonner é uma referência ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
BONNER MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM O GOVERNO LULA. FAZ O “L” AGORA
– Texto do vídeo compartilhado no Instagram
Falso
A frase dita por William Bonner não foi uma referência ao governo Lula. Na realidade, a fala foi expressa na edição do dia 2 de setembro de 2022 do Jornal Nacional. Na ocasião, o jornalista refletiu sobre as manifestações de censura, opressão e violência impostas pelo regime da ditadura militar após o golpe de 1964.
O vídeo desinformativo recorta trechos para omitir a fala do apresentador sobre o tema. A legenda foi incluída de forma a descontextualizar a história real e criar uma nova narrativa. No vídeo original, após a reflexão de Bonner, é exibida uma reportagem especial que buscava discorrer sobre as memórias da ditadura no Brasil.
“São 34 anos, por isso os brasileiros com menos de 40 anos de idade não têm memória da ditadura, não têm uma ideia viva do que seja uma ditadura. Poder ser preso sem saber porquê. Não ter direitos, não ter a liberdade de criticar uma decisão do governo. No Brasil da ditadura militar, falar mal do governo, mesmo dentro da sua casa, poderia ser perigoso se seu vizinho escutasse. Esse tempo sombrio é o tema da quinta reportagem da série ‘Brasil em Constituição'”, diz William Bonner, ao chamar a reportagem no Jornal Nacional em setembro de 2022.
A reportagem sobre a ditadura fazia parte de uma série especial do Jornal Nacional, chamada “Brasil em Constituição”, que abordava temáticas relativas aos elementos legislativos brasileiros e os avanços democráticos do país.