Falso ‘Feirão Serasa Limpa Nome’ é usado para dar golpes

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Verificamos um suposto “Feirão Serasa Limpa Nome” com descontos de até 90% para renegociar contas atrasadas ou negativadas no WhatsApp e no Facebook. Trata-se de um golpe

As publicações são acompanhadas de links para se cadastrar na campanha, com a promessa de limpar o nome em poucos minutos. Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa.

Chegou o Feirão Serasa Limpa Nome! Com ele você pode negociar contas negativadas ou atrasadas, conforme disponibilizado no portal ou no app Serasa. E o melhor, a dívida pode sair do CPF em um prazo de 45 minutos após o pagamento!

– Trecho de legenda de vídeo em vídeo que, até 12h do dia 4 de maio de 2023, havia sido visualizado por 166,4 mil usuários no Facebook

Falso

Serasa informou, em nota, que não está realizando o Feirão Limpa Nome. A empresa de análise de crédito também esclareceu que os sites promovendo a falsa campanha não têm relação com os meios de renegociação da instituição.

Publicações nas redes divulgam sites com domínio “.com” e “.online” que, apesar de usarem imagens de campanhas anteriores da Serasa, não têm relação com a empresa — cujo domínio oficial é https://www.serasa.com.br/.

Consumidores podem renegociar suas dívidas o ano inteiro através dos canais oficiais da Serasa: site, aplicativo — disponível na Play StoreeApple Store —, e por meio do WhatsApp, pelo número (11) 99575-2096. “Qualquer forma de renegociar uma dívida da Serasa fora destes canais oficiais pode caracterizar uma tentativa de golpe”, esclareceu a empresa.

Após fechar o acordo, a Serasa também recomenda utilizar o Validador de Boletos, ferramenta para verificar a autenticidade de boletos e chaves Pix gerados pela instituição, antes de realizar o pagamento do valor negociado.

Phishing no Feirão Serasa Limpa Nome

Para fisgar as vítimas, golpistas utilizam a identidade visual, nome da empresa, além de vídeos e imagens de edições passadas do Feirão Limpa Nome. Esse golpe é conhecido como phishing, que é quando o criminoso se passa por uma pessoa ou empresa para coletar indevidamente dados do usuário, como nome, senha e cartão de crédito.

Prints de sites fraudulentos que se passam pelo site da Serasa

Para evitar cair em fraudes online, recomenda-se verificar se o domínio do site da suposta promoção realmente pertence à empresa indicada na página, além de buscar pelo nome da mesma — nesse caso, a Serasa —, diretamente em buscadores como Google, Bing e Safari, por exemplo. Outra dica é colar o link do site diretamente na ferramenta Detector de site confiável do Reclame Aqui, que avalia a confiabilidade da página e alerta sobre possíveis fraudes.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste