Publicado originalmente em Instituto Palavra Aberta. Para acessar, clique aqui.
Patricia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, foi eleita vice-presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Como presidente, foi escolhido Miguel Matos, editor-chefe do portal jurídico Migalhas. A eleição aconteceu na última quarta-feira (3), após a posse dos novos integrantes, na presença do presidente do Senado e do Congresso Rodrigo Pacheco (PSD/MG). A nova composição do Conselho foi decidida em março de 2020, porém, por conta da pandemia de Covid-19, a posse dos integrantes foi adiada durante todo esse tempo.
O Conselho de Comunicação Social é um órgão auxiliar do Legislativo e atua em temas relacionados à comunicação e liberdade de imprensa. Foi criado em 1991 e é formado por 13 conselheiros titulares e 13 suplentes, que representam as empresas e os trabalhadores do setor de comunicação social, além de representantes da sociedade civil.
Os conselheiros tem até o dia 10 de maio para indicar os nomes de convidados para as audiências públicas sobre Inteligência Artificial e a Valorização do Jornalismo, temas propostos pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).
A próxima reunião do Conselho será em 5 de junho.
*Com informações da Agência Senado
Crédito da Imagem: Pedro França/Agência Senado