Publicado originalmente em INTERCOM. Para acessar, clique aqui.
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizarão duas lives para celebrar os 50 anos do Parque do Rodeador, complexo de transmissão em ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia.
Inaugurado na década de 1970 na cidade de Brazlândia, no Distrito Federal, o Parque do Rodeador é a maior estrutura de transmissão em ondas médias e curtas da América Latina. Em 2018, foi oficialmente classificado como infraestrutura crítica de radiodifusão, pois pode garantir a comunicação no país em caso de pane de outros meios, como telefonia, internet e satélite.
No dia 29 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília), a live “O mundo em ondas curtas: 50 anos do Parque Rodeador, maior e mais potente emissora de rádio do Brasil”, terá a participação de Nélia Del Bianco, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de Brasília (UnB); Fernando Paulino, professor da UnB e presidente da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (Alaic); e Octavio Pieranti, professor do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGMiT-Unesp) e assessor da Secretaria de Políticas Digitais (SPDigi) da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). Thiane Neves (UFBA), vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Intercom, fará a mediação.
A segunda live está marcada para 4 de março, também às 19h, e abordará o tema “Rádio Nacional da Amazônia, presente e futuro: Desafios da radiodifusão pública na região Norte”. Com mediação de Paulo Victor Purificação Melo, pesquisador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), professor da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia (IADE) e diretor de Projetos Intercom, o debate terá a presença de Sonia Virgínia Moreira, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e conselheira da Intercom; André Barbosa Filho, diretor-presidente da LeBar Comunicação Digital e consultor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); e Thiago Regotto, executivo de Rádios da EBC.
Os eventos serão transmitidos ao vivo no canal da Intercom no YouTube.
As lives promovidas com a EBC fazem parte do projeto mais amplo da nova Diretoria Executiva da Intercom, empossada em setembro do ano passado, de ampliar a atuação da entidade em prol da comunicação pública e democrática. Nesse contexto, em novembro foi realizada a primeira live conjunta, “Por uma radiodifusão cidadã e acessível: Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)”; e, em dezembro, a Intercom participou do evento “Políticas Digitais em Debate”, da SPDigi e da Secom.