I LIVE PRÉ- FÓRUM BRASILEIRO DE TELEVISÃO UNIVERSITÁRIA – A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

Publicado originalmente em SEB/UNEB. Para acessar, clique aqui.

Sobre o Evento

Apresentação

 O Fórum Nacional de TV Universitária realizou sua primeira edição em 1997, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e na ocasião, reuniu mais de 40 instituições de ensino superior. De lá para cá, o evento foi sediado alternadamente por instituições associadas à ABTU em todo Brasil. Em 2004 a UNEB sediou pela primeira e única vez o evento, trabalhando como tema central uma abordagem sobre TV Universitária na extensão para a Comunidade. Agora, quase 20 anos depois, essa mesma instituição estadual acolherá o Fórum, no entanto, em um contexto fortemente diferente no campo da comunicação pública no país.

Ao contrário do boom de novas emissoras de TVUS causado pela Lei 8977/95, a Lei do Cabo, quando inúmeras IES brasileiras foram motivadas a ocupar os canais universitários gratuitos e assegurados por lei junto aos operadores de TV a cabo, nós vivemos agora a consolidação da era do conteúdo streaming, das multitelas, das convergências de mídia e de linguagens, o que reconfigura o lugar das TVUS e as convida, diuturnamente, a atualizarem seus objetivos e relações junto a diversos públicos.

Ademais, é centro das discussões das políticas públicas no Brasil, a importância da democratização da informação, do combate a fake news, da formação crítica do cidadão e popularização da ciência, entre outros. Inscritas no campo público da comunicação, ainda frágil no nosso país, as TVs universitárias se apresentam ainda mais necessárias neste novo tempo da comunicação. 

A pandemia da Covid-19 convidou todos os veículos de comunicação a se debruçarem sobre demandas urgentes, que incluíram desde formatos de transmissão e revisão da qualidade da imagem e som, até o imprescindível combate à desinformação. Nunca se fez tão necessária a presença da comunicação plural, democrática e compromissada com a cidadania, a ciência e o bem estar social, papel fundamental da TV pública e universitária.

Dito isso, reitere-se que em 2022 o Mapa 4.0 da ABTU aponta que somos cerca de 190 TVs universitárias no Brasil, com representações de instituições públicas e privadas, e produzindo conteúdo variado e que dialoga em diferentes áreas do conhecimento. O Fórum é a oportunidade de reunir parte dessas tevês, para trocas, aprimoramentos e discussões de políticas para desenvolvimento do campo público.

A proposta de trazer esta edição do Fórum para UNEB, integrando as comemorações dos 40 anos da instituição, é uma iniciativa que reitera o compromisso da universidade com a democracia, e que mais uma vez se posiciona nacionalmente em defesa dos valores e princípios da comunicação pública.

A programação presencial do FÓRUM acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, de forma presencial, na UNEB compus de Salvador.

Até lá, teremos uma programação mensal (de junho a setembro) intitulada LIVES PRÉ-FÓRUM, um grande aquecimento para nosso encontro presencial. As lives serão certificadas e os participantes poderão enviar perguntas, dúvidas e questões via chat.

Confira programação completa abaixo (sujeita a alterações):

Data/horárioTema
 Live 01 28/06 (quarta)às 14h30 A gestão da comunicação pública no Brasil.
Live 0226/07 (quarta)às 15hRegulação as plataformas digitais no Brasil (VODs).
Live 0330/08 (quarta)às 15hTikTVTok – Qual a trend para bombar nas redes sociais com seu conteúdo audiovisual? 
LIVE 0427/09 (quarta)às 15h Quem faz TV Universitária no Brasil? E porquê?
Programação
Atividade do EventoInícioTérminoPalestrante
LIVE: A gestão da comunicação pública no Brasil.28/06/2023 14:3008/07/2023 15:00Emiliano José, Israel do Vale e Kátia Morais

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste