Youtube desmonetiza Jovem Pan por desinformação eleitoral

Publicado originalmente em *Desinformante. Para acessar, clique aqui.

O YouTube anunciou ontem a desmonetização dos canais da rede Jovem Pan, em razão de repetidas violações de políticas de combate à desinformação eleitoral. A plataforma tomou a medida por conta própria. Não houve pedido judicial. De acordo com a empresa, o problema ocorreu principalmente no programa “Pingos nos Is”. Além de descumprir as regras do YouTube para as eleições, os canais da Jovem Pan ainda infringiram: diretrizes de conteúdo adequado para publicidade; questões polêmicas e eventos sensíveis; atos perigosos e nocivos.

“O canal Os Pingos nos Is incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveisatos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização. Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras“, informou o Youtube por meio de nota.

O canal da Jovem Pan “Pingo nos Is” é um dos maiores da emissora, com mais de 5 milhões de inscritos e diversos vídeos diários com mais de 700 mil visualizações. O Grupo Jovem Pan tem a monetização do YouTube como fonte relevante de receita.

Histórico de desinformação

A Jovem Pan está sendo investigada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por um suposto favorecimento de notícias para o candidato derrotado, Jair Bolsonaro (PL) e suposta falta de isonomia no tratamento em relação ao dado à campanha do agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tribunal também obrigou a rádio a dar direitos de resposta à campanha de Lula e ordenou o impedimento de novas inserções e manifestações que distorçam informações sobre as condenações do petista anuladas pelo STF.

Uma pesquisa feita em setembro pelo NetLab (UFRJ) mostrou como YouTube privilegiava o conteúdo da Jovem Pan no Brasil em detrimento de outras fontes de informação. A pesquisa também indicou que o algoritmo do YouTube favorecia conteúdos pró-Bolsonaro.

levantamento foi realizado a partir de 18 visitas-testes na plataforma de vídeos entre os dias 23 a 30 de agosto. Nessas 18 visitas, os canais do grupo Jovem Pan foram recomendados na primeira página do YouTube 14 vezes, com um ou mais vídeos. Ao todo, os pesquisadores identificaram 28 vídeos únicos da Jovem Pan, sugeridos 34 vezes na primeira página do Youtube.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste