Voto é anulado quando se vota só em presidente, votando-se em branco nos outros cargos?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Circula no WhatsApp, uma mensagem de um usuário que informa ter recebido um treinamento da Justiça Eleitoral, onde teria sido “orientado” de quando o eleitor, durante a sequência de votação, for anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, terá todos os seus votos anulados, mesmo o de presidente. Nessas situações, o voto seria considerado parcial e, por isso, anulado. No entanto, a mensagem é antiga, circula desde 2018 e é falsa. E a COAR explica o porquê.

Primeira característica de que a informação é falsa: não informa a data. Além de não esclarecer qual o nome da fonte e contar com palavras sensacionalistas: “repasse”, “cuidado” e “evite”. Outra característica da mensagem desinformativa é não informar o suposto local de treinamento. Dados inconclusivos e ausência de datas e nomes, geralmente, são sinais de textos desinformativos.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem várias matérias que reforçam que tal informação é falsa. Segundo o TSE, o eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais.

COAR ressalta que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.

Convém acrescentar que o site Boatos já havia checado o conteúdo em 2018.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo contato ou nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Fonte: TSE

Matéria escrita por Marta Alencar

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste