Vídeo de enterro de doente por Covid-19 é falso

Publicado originalmente em Coar Notícias por Kryssyno Oliveira. Para acessar, clique aqui.

Uma pessoa não identificada gravou e divulgou um vídeo que circula nas redes sociais, onde afirma que uma equipe de televisão estava simulando um enterro, no Cemitério Municipal da Barra do Jucu, em Vila Velha (ES). O conteúdo foi compartilhado por diversas pessoas e apontado como uma simulação de enterro de alguém vítima da Covid-19. Confira:

O vídeo verificado pela COAR é falso. A reportagem produzida pela equipe que aparece no vídeo é da TV Vitória, afiliada à Record TV, em Espírito Santo (ES). O conteúdo que foi ao ar na quarta-feira, 31, tinha como objetivo mostrar o trabalho dos coveiros no período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e não simular um enterro, tão pouco de vítimas por Covid. 

No mesmo dia em que a equipe ainda coletava o material para ir ao ar no dia seguinte, o vídeo da pessoa não identificada já havia sido compartilhado na internet. A TV Vitória, após a exibição da reportagem, se pronunciou sobre o caso por meio da repórter que fez a matéria e através de um comunicado nas redes sociais.  

A repórter Marla Bermudes, em pronunciamento na televisão, conta que se sentiu  desrespeitada, assim como o seu colega de profissão, o repórter cinematográfico Wilian O’brien. “Eu e o cinegrafista Wilian O’brien estávamos fazendo imagens para explicar o trabalho do coveiro e as atividades que eles exercem. A reportagem teve o objetivo de homenagear o trabalho desses profissionais e não de fingir que a coveira em questão estaria simulando a abertura de uma cova ou fingindo que estava enterrando alguém”, explica a repórter. 

Marla Bermudes disse ainda que, antes mesmo da equipe chegar ao local, a cova mostrada no vídeo já estava aberta, pois é um procedimento do cemitério, ou seja, não foi porque a equipe pediu para abrir. Com relação ao momento em que a coveira jogava terra dentro da cova, o cinegrafista estava fazendo imagens de apoio – ação realizada pelas TVs para ilustrar uma matéria televisiva.

Comunicado da TV Vitória

A TV Vitória divulgou um comunicado onde relatou o caso ocorrido. “Circula um vídeo em que uma equipe do nosso jornalismo é acusada de simular enterros. […] O vídeo gravado descontextualiza o momento, deturpa o fato e cria uma narrativa mentirosa”.

A nota esclarece ainda que “a reportagem trata, na verdade, do trabalho exercido por uma das categorias profissionais mais impactadas neste momento grave de pandemia – os coveiros”, e pontua,  “tomará todas as medidas cabíveis, seja fortalecendo a transparência, seja via judicial […]”. 

Reprodução/TV Vitória

Vídeo é compartilhado por deputada

O vídeo, dado como falso e compartilhado por diversas pessoas na internet, chegou a ser divulgado também pela deputada federal Carla Zambelli. “Além da manipulação, é um desrespeito inadmissível pelos mortos que ali estão sepultados”, disse a deputada na publicação.

Referências da COAR:

Folha Vitória

TV Vitória

UOL Notícias

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste