Vídeo antigo de Felipe Neto é tirado de contexto para gerar ódio em ano eleitoral

Publicado originalmente em instagram de PUC Check. Para acessar, clique aqui.

???? É DISTORCIDO o vídeo de 2016, que circula no Twitter, do youtuber Felipe Neto atacando apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT), a jornalista Cynara Menezes, o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff. O vídeo, embora seja verídico, foi gravado há 6 anos e retirado de contexto, haja visto que os pensamentos políticos do youtuber mudaram e o posicionamento contrasta com as falas atuais.

COMO VERIFICAMOS: Utilizamos o INVID, uma plataforma criada por um consórcio de empresas e universidades europeias, que fornece serviços para detectar, autenticar e verificar a confiabilidade e a precisão de arquivos de vídeo e conteúdos divulgados nas mídias sociais. Além disso, utilizamos plataformas digitais como Twitter e Youtube para descobrir em qual plataforma o vídeo original foi postado.

VERIFICAÇÃO: O tuíte do perfil MachadoDarlon, realizado no dia 2 de abril, foi visualizado mais de trezentas vezes na plataforma. O conteúdo em questão é um vídeo, gravado em 2016, na conta oficial do Snapchat do youtuber Felipe Neto. Nesse vídeo, o youtuber, além de atacar verbalmente os apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e a jornalista Cynara Menezes, se mostra indignado com a nomeação, feita pela presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Ministério da Casa Civil.

Após comprovar a veracidade do vídeo na plataforma INVID, onde foi evidenciado que o mesmo não sofreu qualquer tipo de modificação ou manipulação, a postagem foi considerada distorcida, pois foi retirada de seu contexto original. Em 2016, o youtuber Felipe Neto se declarava antipetista, porém os pensamentos políticos do youtuber mudaram.

Para a PUC CHECK, DISTORCIDO é toda informação que sofreu distorção, foi deformada, desvirtuada, deturpado, forçada.

Esta verificação foi feita por estudantes de Jornalismo que participam da agência experimental de checagens PUC Check.

???? Reprodução: tuíte do perfil DarlonMachado | tuíte do perfil cynaramenezes

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste