#Verificamos: É falso que somente Brasil, Cuba e Venezuela usam urnas eletrônicas

Publicado originalmente em i4 Plataforma de Notícias por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um post que diz que somente Brasil, Cuba e Venezuela usam urnas eletrônicas em eleições. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Você sabia que no mundo tem 193 países? Mas apenas 3 usam urnas eletrônicas? Brasil, Cuba, Venezuela”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 17h do dia 30 de setembro de 2020, tinha mais de 150 compartilhamentos

É FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O boato que circula nas redes sociais é antigo e vem sendo compartilhado desde 2018. Na época, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou um esclarecimento para mostrar que a informação era falsa. De acordo com o Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA), 26 países, como Índia e Peru, usam urnas com tecnologia eletrônica para eleições gerais, de um total de 178. Outros 16 utilizam esses equipamentos em pleitos regionais.

Na Venezuela, o voto é eletrônico. Conforme o Regulamento Geral da Lei Orgânica de Processos Eleitorais, de 2012, o eleitor dirige-se à urna, pressiona os botões referentes ao candidato, e clica, em seguida, no botão ‘Votar”. “O voto ficará depositado eletronicamente nas unidades de armazenamento do sistema automatizado de votação”, diz a legislação.

Além disso, logo em seguida, um comprovante do voto é impresso. “Pressionado o botão ‘VOTAR’ na tela, a máquina de votação imprimirá um comprovante de voto, no qual deverá ser obrigatoriamente depositado pelo eleitor ou eleitora na urna, para realizar a Verificação Cidadã”.

Em Cuba, a Lei Eleitoral e o Decreto Lei 248 diz que, durante a eleição dos delegados às assembleias municipais do Poder Popular, o eleitor recebe uma cédula de papel dobrada e é instruído sobre a forma de votar. “Escreva um X (X) ao lado do nome do candidato em quem você está votando; então dobra a cédula e a coloca na urna”, explica a legislação. Em nenhum momento do texto é citado alguma informação sobre o uso de urnas eletrônicas na votação.

Aqui, no Brasil, a urna eletrônica é utilizada desde as eleições municipais de 1996 e passou a adotar a identificação biométrica por impressão digital em 2008.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste