Vacinas não promovem aumento de fibrinas no sangue

Publicado originalmente em Covid-19 DivulgAÇÃO Científica pro Alessandra Ribeiro. Para acessar, clique aqui.

É falso que tais proteínas, presentes no processo de coagulação sanguínea, sejam liberadas pela vacinação

Em um vídeo que circula pelo WhatsApp, identificado pelo aplicativo Eu fiscalizouma mulher afirma ter analisado o próprio sangue no microscópio e identificado várias fibrinas que, segundo ela, seriam liberadas na corrente sanguínea pelas vacinas contra a  COVID-19, causando coagulação. “Por isso muita gente vem a óbito, muita gente dá problema no coração, infarto do miocárdio, várias outras doenças vêm se desenvolvendo devido à quantidade de fibrina”, diz.

As fibrinas são proteínas que estão, de fato, envolvidas no processo de coagulação do sangue. “A coagulação ou a hemostasia normal do sangue é um mecanismo que repara e controla a perda de sangue, quando você faz um corte, sofre um trauma”, explica o médico Rubens Costa Filho, do hospital Pró-Cardíaco.

Um exame de sangue que se tornou comum na avaliação dos casos de COVID-19 é o “Dímero-D”, justamente um marcador da coagulação sanguínea. “O Dímero-D no sangue pode indicar aumento na formação da rede de fibrinas. No entanto, ele não aumenta com a vacinação. Podemos dizer, com segurança, que as  vacinas, sejam elas quais forem, não promovem aumento de fibrinas”, garante Costa Filho.

Já se sabe que a COVID-19 é uma infecção viral aguda que pode levar a um processo de coagulação exagerada, tanto que também é chamada de febre viral trombótica. “Adoença promovida pelo SARS-CoV-2 gera predisposição a um estado de hipercoagulabilidade sanguínea, ou seja, ela faz com que o nosso organismo, diante de processosinflamatórios, tenha uma predisposição a processos trombóticos”, detalha o médico, ao lembrar que, nesta situação, pode haver a maior formação de fibrinas.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste