Universidade de Harvard lança plataforma digital sobre desinformação e manipulação midiática

Publicado originalmente em OBPCOM. Para acessar, clique aqui.

A Universidade de Harvard lançou em 2020 o “The Media Manipulation Casebook” (ou, O Livro de Casos de Manipulação de Mídia, em tradução livre), plataforma digital que reúne conceitos, métodos e técnicas que contribuem no mapeamento das ações de manipulação midiática e de desinformação.

A plataforma também relata casos de campanhas que são estudadas para ilustrar como determinadas condições tecnologia e sociais são usadas para manipular o ecossistema de informações. São analisados nesses cases elementos como as táticas usadas, o objetivo da campanha, os alvos, sua repercussão entre agentes midiáticos e sociais, bem como também seus efeitos.

Além disso, o projeto lançou o e-book “The Media Manipulation Casebook: Code Book” (“Livro de Casos de Manipulação de Mídia: Livro de Códigos”, em tradução livre), uma espécie de glossário que relata como as análises das campanhas é feita, apresentando conceitos sobre o ciclo de vida das campanhas, os critérios de seleção dos casos estudados, os processos de codificação e métodos de pesquisa empregados.

Está publicado também o livro digital “Investigative digital ethnography: methods for environmental modeling” (em português: “Etnografia digital investigativa: métodos para modelagem ambiental”), publicação que apresenta uma importante contribuição metodológica ao descrever a combinação de técnicas jornalísticas e forenses com observação etnográfica.

O projeto é uma iniciativa do projeto “Tecnologias para Mudanças Sociais”, liderado pela pesquisadora Joan Donavon e que conta com uma equipe interdisciplinar de professores e pesquisadores da Universidade de Harvard. “The Media Manipulation Casebook” já analisou 15 campanhas, mas a perspectiva apontada pela coordenadora do projeto é de ampliar esses estudos.

Conheça o projeto “The Media Manipulation Casebook” clicando aqui. As publicações “The Media Manipulation Casebook: Code Book” e “Investigative digital ethnography: methods for environmental modeling” encontram-se disponíveis para download gratuito e podem ser acessadas clicando nos respectivos títulos dos livros.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste