Unesco promove Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional de 2021

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promove, de 24 a 31 de outubro, a Global MIL Week, Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) de 2021. A celebração, realizada anualmente, apresenta nesta décima edição o tema “Alfabetização Midiática e Informacional para o bem público”, com a África do Sul sendo o país anfitrião da edição.

Os destaques da Global MIL Week deste ano incluem a 12ª Conferência Internacional sobre AMI e Diálogo Intercultural e o 6º Fórum da Agenda Jovem. O evento acontecerá no formato online e reunirá formuladores de políticas públicas, especialistas, profissionais, pesquisadores, organizações internacionais, ONGs e organizações do setor privado ao redor do mundo envolvidos no tema.

Os principais objetivos desta edição são reforçar a liberdade de expressão, o acesso à informação, o desenvolvimento do pensamento crítico frente à mídia e o combate ao discurso de ódio prejudicial aos direitos humanos e ao bem-estar social. Além da celebração oficial, eventos independentes podem ser organizados e registrados em formulário online.

A Global MIL Week também busca posicionar a Alfabetização Midiática e Informacional no cenário do mundo pós-pandêmico, considerando o aumento exponencial da desinformação, da polarização política e da influência crescente das plataformas digitais na pandemia de covid-19.

Segundo a Unesco, a Alfabetização Midiática e Informacional capacita as pessoas a desenvolverem a si mesmas e às suas sociedades, aumentando suas capacidades de comunicação e informação. Nesse contexto, ela promove a construção de habilidades essenciais para a preservação do senso de paz e solidariedade humana, dos sistemas democráticos, do avanço dos Direitos Humanos e do desenvolvimento sustentável.

Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e presidente da ABPEducom, participa do painel “Um festival de ideias para o ensino de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI)”, que integra a conferência principal do evento da Unesco, representando o reconhecimento desta organização em relação ao campo da Educomunicação. A atividade acontece no dia 29 de outubro, às 9h (horário de Brasília).

A programação completa da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional de 2021 e outras informações podem ser acessadas no site oficial do evento, disponível em inglês e espanhol. As inscrições para os eventos principais estão abertas até 18 de outubro.

Imagem: Divulgação/Unesco

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste