UNESCO promove iniciativa contra a desinformação na América Latina e Caribe

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

A iniciativa PortalCheck, promovida pela UNESCO, é um hub digital focado no combate à desinformação sobre a Covid-19 na América Latina e Caribe. Disponível em português, espanhol e inglês, a plataforma oferta recursos digitais para diferentes públicos, como educadores, jornalistas, instituições, governos e criadores de conteúdo. O diferencial do projeto é a adaptação dos materiais aos perfis de possíveis colaboradores na luta contra a desinformação através de vídeos instrutivos, podcasts, livros, relatórios, manuais e dicas para  verificar o veracidade do conteúdo antes de compartilhar.

A plataforma oferece ainda ferramentas e dicas para jornalistas para ajudar a verificar a autenticidade das informações  mais difundidas sobre a covid-19, sugestões de exercícios úteis para serem usados em salas de aula por professores e educadores, além de resultados de verificações de conteúdos em vários formatos. Recomendações também são feitas para governos e outras instituições, bem como uma seção especial para influenciadores e criadores de conteúdo, apoiando-os a não espalhar desinformação inadvertidamente.

PortalCheck faz parte do projeto global chamado #CoronavirusFacts, Addressing the ‘Disinfodemic’ on COVID-19, que é financiado pela União Europeia e implementado pela UNESCO. Estão envolvidas as organizações de fact-checking Chequeado (ARG) e a rede LatamChequea, que inclui 35 veículos de comunicação na América Latina e no Caribe. 

No Brasil – Em setembro de 2020, foi lançada a Rede Nacional de combate à desinformação (RNDC), da qual o  Observatório da Comunicação Pública faz parte. A RNCD reúne pesquisadores, projetos, coletivos e instituições de todo o Brasil, em um esforço conjunto para combater a difusão de informações falsas ou enviesadas.

Para saber mais sobre a RNDC, clique aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste