Tratamento de hepatite C cai pela metade com pandemia

Publicado originalmente em Agência Bori. Para acessar, clique aqui.

Highlights

  • Estudo analisou dados públicos oficiais de estados e municípios brasileiros sobre hepatite C
  • Crise sanitária da Covid-19 pode ter impacto sobre essa queda
  • Queda chama atenção para o controle de outras doenças durante a pandemia

Posicionado até 2019 entre os países que se comprometeram a alcançar melhores índices de controle da hepatite C, no último ano o Brasil retrocedeu nas metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo redes de tratamento e diagnóstico da doença. Os indicadores de tratamento da doença tiveram queda de mais de 50% em 2020, comparados aos índices do ano anterior, provavelmente em razão da crise sanitária de Covid-19. Pesquisadoras da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), em conjunto com pesquisadores da Fiocruz e da London School of Economics, chamam atenção para essa situação em nota técnica antecipada pela Bori na quinta (11).

A nota técnica compara dados sobre hepatite C disponibilizados pelos principais órgãos públicos de saúde municipais, estaduais e federais no período de 2007 a 2019 e pelo Painel Informativo sobre tratamento das hepatites B e C do Ministério da Saúde no ano de 2020. A análise descritiva desses dados permitiu observar uma tendência de queda nos indicadores de tratamento para essa doença no Brasil, tida como a doença relacionada ao fígado que mais mata no mundo.

Com estes resultados, os pesquisadores querem alertar os atuais gestores municipais para a necessidade de ajustes nas políticas municipais de prevenção, diagnóstico e tratamento no controle do HCV (o vírus causador da hepatite C), evitando possíveis agravos nas tendências observadas. Carolina Coutinho, uma das responsáveis pela nota, não deixa de destacar o importante avanço obtido com a publicação da portaria 1537/MS de 2020, que inclui os medicamentos para o tratamento do HCV como componente estratégico da assistência farmacêutica “Essa medida tende a facilitar o acesso ao tratamento”, comenta a pesquisadora.

A emergência de saúde pública vivida pela Covid-19, na visão dos pesquisadores, é também um momento para se atentar às estratégias de prevenção e controle de outras enfermidades e fatores que adoeçam a população. “O fortalecimento do SUS e da atenção básica para a saúde dos brasileiros, é essencial”, diz Coutinho.

O Brasil é reconhecido mundialmente pelo pioneirismo e sucesso no enfrentamento à epidemia de HIV/AIDS e tem expertise para repetir o feito no controle de outras doenças transmissíveis. Era o que vinha acontecendo com o HCV, cujo controle “precisa de continuidade e investimento”, alerta Coutinho. No caso da hepatite C, o país vinha seguindo de forma eficiente as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelecidas em 2016 como parte de um plano de eliminação das hepatites virais, comprometendo-se a alcançar melhores índices de controle da doença com redes de tratamento e diagnóstico.

A nota técnica está vinculada ao projeto “Brazil’s Fight Against Hepatitis C” e recebe financiamento do British Council em parceria com o Newton Fund. O projeto estuda a resposta brasileira às hepatites em diferentes aspectos e, além da publicação de artigos científicos inéditos, prevê a publicação de notas técnicas adicionais e a realização de workshops com gestores e pesquisadores para a discussão dos achados e para a criação de recomendações de políticas públicas.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste