Técnica de utilizar a válvula do botijão pela metade traz economia?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

O botijão de gás subiu 8,09% em abril. No acumulado dos 12 últimos meses, a alta foi de 32,45%. Com o aumento nos preços do produto, conteúdos desinformativos que disseminam dicas sobre economia voltaram a circular nas redes sociais. Um deles é o de abrir o registro (válvula) do botijão pela metade. A COAR constatou que o boato surgiu em 2021 e voltou a circular novamente este ano, em centenas de perfis no Facebook, Twitter e Instagram, além de canais no YouTube. Milhares de curtidas, visualizações e comentários de usuários relatando que tal técnica funciona. Somente no TikTok, o boato chegou a ter 5,4 milhões de visualizações em apenas um canal.

No entanto, tal técnica trata-se de um BOATO, sem qualquer fundamentação científica, pois na verdade, aumenta o desperdício, devido a lentidão com que o gás chega aos queimadores, e do tempo de cozimento. Além promover riscos à segurança do produto em si.

FotoReprodução/Internet

As empresas distribuidoras de gás, tomaram conhecimento das práticas e realizaram em suas redes sociais, posts e conteúdos que desmistificam os boatos. Vários têm teor educativo como esse, clique aqui.

“Ao trabalhar com uma quantidade reduzida de gás passando pelo regulador, a chama do fogão estará sob baixa pressão. O vento, por exemplo, pode acabar apagando essa chama e causar um acidente de vazamento de gás”, esclarece a Copagaz em nota divulgada em fevereiro de 2022.

COAR entrou em contato com a Copa Energia (detentora das marcas Copagaz e Liquigás) sobre o assunto, que enviou a seguinte nota:

“A ação de reduzir a vazão de gás, através da abertura parcial da válvula de bloqueio do regulador de pressão do botijão doméstico, apenas reduz a quantidade de gás disponível para queima, o que não significa que o rendimento de queima ou os resultados de cocção irão se manter iguais e nem melhorar.

Reduzindo a quantidade de gás, a aparência da chama pode até manter-se parecida, mas fornecerá menos calorias para o processo de cocção, aumentando assim os tempos de cozimento, além de desregular a mistura ideal entre ar e gás antes do bico queimador, levando a um aumento de consumo de gás, além de proporcionar riscos de segurança com o desgaste irregular da vedação interna da válvula de bloqueio em razão de posição inadequada de operação, provável fato gerador de futuro vazamento de gás.

Vale mais a pena manter o fogão e seus queimadores limpos e desimpedidos para obter o melhor rendimento de queima e assim obter economia com o uso correto do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha”

Outros boatos no YouTube

Ao pesquisar sobre conteúdos que citam dicas de  economia de gás do botijão de cozinha, a COAR encontrou vários conteúdos desinformativos no YouTube. Perfis e canais com milhares de inscritos e curtidas, relatando dicas sem qualquer orientação de um especialista, entre elas: medir o nível de gás com água no botijão, colocar o botijão na horizontal, anexar um cabo do registro etc.

COAR também acrescenta que várias agências de fact-checking e veículos de comunicação já haviam citados boatos com botijão de gás:  G1, Boatos, Uol, Lupa, Estadão etc. Há um ano atrás, a COAR já havia verificado um boato sobre molhar lado do botijão com água para conferir volume.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo contato ou nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Matéria escrita por: Dauryda Luana Torres e Bianca Viana

Revisão: Marta Alencar

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste