Socicom lança e-book sobre o campo da Comunicação: “O campo da Comunicação – epistemologia e contribuições científicas”

Publicado originalmente em Socicom. Para acessar, clique aqui.

Em meio a dupla pandemia – a COVID-19 e a desinfopandemia, termo cunhado pela UNESCO, – que trouxe irreparáveis danos a toda a sociedade e contribuiu para evidenciar, no âmbito da opinião pública, o papel societário da pesquisa científica, da comunicação e das “boas” e responsáveis práticas midiáticas –, a Socicom lança o e-book “O Campo da Comunicação – epistemologia e contribuições científicas”.

Criada há 12 anos, a Socicom tem desenvolvido ações destinadas à consolidação da comunicação como grande área de conhecimento e, para isso, atua junto às instituições responsáveis pelas políticas públicas de ciência e tecnologia, bem como os órgãos reguladores e avaliadores do ensino superior em nível de graduação e pós-graduação.

Ao participar de reuniões nacionais para discutir ações e políticas para ciência e tecnologia, a diretoria da entidade observou que, não obstante os esforços e reflexões internos à sua consolidação como um campo de conhecimento, impera a visão instrumental, voltada unicamente à formação de profissionais para a mídia.

O livro lança luzes esse duplo papel do campo. A Comunicação tanto pode ser percebida como área do conhecimento com relevante formação de profissionais de mídia, como também atua fortemente na formação de pesquisadores, no âmbito dos mais de 50 programas de pós-graduação, e no desenvolvimento de investigações científicas e tecnológicas relevantes.

Na primeira parte do livro, pesquisadores convidados debatem sobre a condição disciplinar da comunicação, a construção do campo e a questão epistemológica. O professor Luiz C. Martino destaca as matrizes epistêmicas da Comunicação; Ana Regina Rêgo discute a Comunicação entre o fenômeno e a cientificidade; Marialva Barbosa apresenta as perspectivas histórias da pesquisa em Comunicação no país; Maria Ataíde Malcher, junto com outros autores, constrói um guia para se conhecer textos e autores do campo; Antônio Hohlfeldt faz uma arqueologia de 50 anos de publicações no campo da Comunicação Social; enquanto Sérgio Mattos mostra as contribuições de José Marques de Melo na formação do campo no Brasil; César Bolaño e Manoel Dourado Bastos oferecem uma contribuição valiosa para entender o pensamento materialista em Comunicação; e encerrando Sergio Dayrell Porto aponta os estudos de linguagem como um dos caminhos ontológicos da Comunicação.

Na segunda parte, entidades acadêmicas e científicas filiadas a Socicom – Intercom, Abrapcorp, SBPJor, Ulepicc, Forcine, ABPcom, Rede Folkcom, ABCiber, Alcar e ABP2 – abordam a significativa contribuição que têm oferecido para o desenvolvimento do campo da Comunicação. São essas entidades articuladoras e impulsionadoras do crescimento e da consolidação da pesquisa na área que atuam em várias frentes fomentando a realização de congressos, seminários, fóruns e publicações em constante diálogo com a comunidade acadêmica nacional e internacional.

Serviço:

E-book: O Campo da Comunicação – epistemologia e contribuições científicas

Organizadores: Nelia R. Bianco e Ruy Sardinha Lopes

Lançamento: 8 de dezembro às 16h30 no Estande do Publicom durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom 2020. Acesso ao Publicom somente para inscritos no Congresso.

Distribuição: Gratuita a partir de 8 de dezembro no site da Socicom www.socicom.org.br

Editora: Socicom. Selo Socicom Livros

Contatosneliadelbianco@gmail.com e rsard@sc.usp.br

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste