RNCD realiza parceria com o STF para fortalecer o Programa de Combate à Desinformação

A Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD-Brasil) passa a integrar o Programa de Combate à Desinformação (PCD) do Supremo Tribunal Federal. Criado em agosto de 2021, pelo ministro Luiz Fux, o projeto do STF tem por intuito enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação e pelas narrativas odiosas à imagem e à credibilidade da Instituição, de seus membros e do Poder Judiciário. Amanhã (18) ocorre o evento de lançamento do PCD, que contará com transmissão ao vivo na TV Justiça e no canal do STF no YouTube. Acesse o link aqui.

O convênio visa desenvolver uma série de ações e estratégias de combate à desinformação. Participam do convênio outros seis parceiros que integram a Rede: Instituto Palavra Aberta/Projeto Educamídia, Instituto Devir Educom, ABPEDUCOM, Iandé Comunicação e Educação, Lupa Educação e Curso Vaza Falsiane! 

A fim de fortalecer o Programa, o STF também firmou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), universidades públicas, entidades de classe e associações da sociedade civil organizada e startups.

Parceiros da RNCD participantes do convênio:

Instituto Palavra Aberta – Instituição sem fins lucrativos, originada a partir de importantes entidades, como Associação Nacional de Jornais – ANJ, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, Associação Nacional de Editores de Revistas – ANER e Associação Brasileira de Agências de Propaganda – ABAP. Conheça o Instituto.

O Instituto desenvolve o Programa de Educação Midiática (Educamídia), que tem por objetivo difundir o tema no Brasil e fornecer suporte e ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam as habilidades necessárias para consumir informação de forma segura e responsável. O projeto conta com o apoio do Google.org, braço de filantropia do Google. Acesse aqui.

Instituto Devir Educom – Fundado em 2018, pelas jornalistas e professoras Andressa Luzirão e Ivone Rocha, o Instituto Devir Educom mantém projetos como o Memórias em Rede. Assim como atua em escolas públicas e privadas, na educação formal e não-formal, levando discussões sob o pilar da Educomunicação. Confira aqui.

ABPEDUCOM – Com o objetivo de reunir profissionais e pesquisadores da educomunicação, a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) tem caráter educativo, científico-cultural, interdisciplinar, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com duração de tempo indeterminado, regida por legislação e estatuto próprio. A iniciativa surgiu das conclusões dos trabalhos da reunião de especialistas na interface Comunicação/Educação ocorrida em Recife (PE), em setembro de 2011, durante o I Colóquio de Professores. Confira aqui.

Iandé Comunicação e Educação – Realiza ações no campo da comunicação e educação, jornalismo, infância, direitos humanos, educação midiática, educomunicação, media and information literacy (MIL) /alfabetização midiática e informacional (AMI). Tem como sócia-diretora a Profa. Cristiane Parente. Saiba mais aqui

Lupa Educação –  A Agência Lupa criou em abril de 2017 o programa Lupa Educação. O Projeto consiste em uma iniciativa inovadora que tem por objetivo capacitar cidadãos em técnicas de checagem. Desse modo, a agência se transformou na primeira iniciativa do Brasil a oferecer treinamentos em verificação. Conheça mais aqui.

Vaza, Falsiane! – Curso on-line criado pelos jornalistas e professores Ivan Paganotti, Leonardo Sakamoto e Rodrigo Ratier. Nos últimos dois anos, a proposta se voltou aos estudos de fake news, investigando as melhores formas de produzir conteúdo sobre o assunto para um público amplo. Nesse período, o projeto foi incubado pela ONG Repórter Brasil e ainda venceu um edital de financiamento do Facebook. Acesse aqui.

RNCD no evento de lançamento do Programa de Combate à Desinformação do STF

Durante o evento de lançamento, a RNCD estará presente na quinta-feira (19), a partir das 10h, com a mesa “Papel das agências de checagem e da sociedade civil para combate a notícias falsas”. O painel contará com representantes da RNCD, Curso Vaza Falsiane, Instituto Palavra Aberta e Internet Lab, e será mediado por Pedro Felipe Oliveira, secretário-geral da Presidência do STF e coordenador do Comitê Gestor do Programa de Combate à Desinformação.

Confira a programação do evento.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste