REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO DA MARCHA PELA CIÊNCIA

No dia 8 de Julho é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico e o aniversário da SBPC mas, já há algum tempo, foi transformado em dia de luta em defesa da pesquisa brasileira. Recentemente, o governo federal anunciou mais um corte, agora chamado de bloqueio de verbas, de R$ 2,5 bilhões do Ministério da Ciência e Tecnologia e de R$ 1,6 bilhão do Ministério da Educação. Recursos do FNDCT ficarão sequestrados no Ministério da Economia esperando para serem direcionados mais uma vez para rolagem da dívida pública. Dinheiro arrecadado com objetivo especificado em lei federal, que será, mais uma vez, desviado para outra função.
Desde 2013, todos os anos, vamos às ruas, à imprensa, ao Congresso Nacional, à sociedade buscar apoio para reverter cortes contínuos no financiamento. Um ano era na CAPES, outro no CNPq, nas FAPs, depois no repasse às universidades públicas, no MEC, no MCTI e, todos os anos, o represamento dos recursos do FNDCT.
Nos últimos 4 anos, os cortes foram ainda mais profundos e atingiram todas essas instituições ao mesmo tempo, deixando a Ciência brasileira asfixiada. Pesquisadores saíram do país ao serem perseguidos ou para terem a chance de continuar seus trabalhos.
Investir em Ciência é investir no Brasil.
Não aos cortes!
Negacionismo nunca mais!

REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO
DATA: 21/06

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste