Ouvidoria Cidadã da EBC lança Relatório 2021 e site interativo

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Ouvidoria Cidadã da EBC realiza na próxima quinta-feira (27), às 16h (horário de Brasília) o lançamento do Relatório 2021. A atividade acontece pelo Facebook do  Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A apresentação faz parte do Fórum Nacional das Resistências, em conjunto com o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD).

Participam da atividade “Comunicação Pública e Democracia: em Defesa da EBC”, Akemi Nitahara (Comissão de Empregados da EBC), Joseti Marques (ex-ouvidora da EBC), Mariana Martins (LapCom UnB), Desilon Daniels (Public Media Alliance), Rita Freire (ex-presidenta do Conselho Curador da EBC), Tereza Cruvinel (jornalista e primeira presidenta da EBC). Na oportunidade também será realizada a apresentação da bibliografia sobre a EBC e comunicação pública e o site da Linha do Tempo dos veículos da EBC, hospedados no site da Ouvidoria Cidadã.

Segundo a Ouvidoria Cidadã da EBC a iniciativa surgiu em 2020, materializada com o primeiro relatório em dezembro daquele ano, em análises de conteúdos publicados e veiculados pela EBC. Os parâmetros de análise são os princípios da comunicação pública, que deveriam orientar a produção da TV Brasil, rádios Nacional e MEC, Agência Brasil e Radioagência Nacional, bem como os perfis desses veículos nas redes sociais. O site funciona desde 2021 com 33 análises de conteúdos, quatro artigos assinados e quatro notas públicas, além de notícias e notas de apoio publicadas por outras entidades.

O relatório a ser lançado traz análises de entrevistas e pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro, colocados no ar sem nenhum contraponto, apesar das inúmeras imprecisões ditas por ele; a cobertura pífia de manifestações contra o governo. Estão presentes também a cobertura sobre a pandemia da Covid-19, que serviu de espaço para discursos negacionistas, colocando em risco a saúde da população e propagando notícias falsas; o desrespeito à diversidade religiosa com a exibição da novela Os dez Mandamentos, produção já reprisada de uma emissora privada.

Destaca-se no relatório o retorno do Sem Censura reformulado para entrevistar ministros e personalidades pró-governo, além do uso do jornalismo para cobrir pautas e temas que não têm relevância do ponto de vista da comunicação pública. Entre os pontos positivos o relatório aponta o especial sobre o centenário da dramaturga Maria Clara Machado; o Acervo da EBC; a cobertura de dois anos da tragédia de Brumadinho; o Caminhos da Reportagem sobre comunicação pública; e a entrada das rádios Nacional AM na faixa estendida da FM em cidades onde a EBC não tinha emissora própria.

Mapa Interativo Histórico da EBC e Biblioteca da Comunicação Pública
A proposição do momento foi da Ouvidoria Cidadã da EBC, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Instituto de Estudos Juridicos de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Instituto IDhES), Associação Brasileira de ONGs (Abong), CPERS e CNTE. Na oportunidade também acontecem os lançamentos da Biblioteca da Comunicação Pública e o Mapa Interativo Histórico da EBC

A biblioteca disponibiliza referências de leitura sobre comunicação pública, a EBC e seus veículos, com links para download dos trabalhos sempre que possível. Já o Mapa é fruto da pesquisa de mestrado na UFRJ da conselheira cassada da EBC Akemi Nitahara, e traz a linha do tempo com os marcos históricos e legais dos veículos da empresa. Ambos podem ser acessados na página da Ouvidoria Cidadã da EBC. 

Fórum Social das Resistências, é um evento que iniciou em 2017, em Porto Alegre, e que se insere dentro dos processos do Fórum Social Mundial. Tem como objetivo criar um espaço de articulação, divulgação e ampliação de todas as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina.
O Fórum Social das Resistências é realizado em conjunto com o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação do sistema de justiça assim como de consolidação de instituições nele envolvidas e comprometidas com os valores da democracia, da dignidade e da justiça social.

Veja mais a respeito da EBC:

#FicaEBC: Debate defende a EBC e a importância da Comunicação Pública no Brasil

EBC é incluída em programa de privatizações do Governo Federal

Academia se mobiliza em defesa da Comunicação Pública e pela retirada da EBC do Programa Nacional de Desestatização

Frente em Defesa da EBC lança Ouvidoria Cidadã

Aulas online discutem o papel da EBC e a comunicação pública no Brasil

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste