ONG Repórteres sem Fronteiras lança campanha contra desinformação no Brasil

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

om cerca de 250 mil vítimas fatais, o Brasil é a segunda nação do mundo com mais mortos em decorrência da Covid-19. Além dos danos causados diretamente pelo vírus, o país ainda é assolado pela circulação de desinformação sobre temas relacionados à pandemia. Neste cenário, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), em parceria com a agência BETC Paris, lançou a campanha “A verdade nua” para ressaltar a importância crucial do jornalismo na garantia de acesso a informações confiáveis.

Ilustrada por uma fotomontagem do presidente Jair Bolsonaro pelado, coberto apenas por uma placa informativa sobre o número de mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus e o número de casos confirmados da doença no país, a ação critica Bolsonaro por contribuir com o aumento do número de mentiras em circulação e pelos ataques à imprensa. 

Lançada em 22 de fevereiro de 2021, a campanha foi planejada como uma forma de confrontar o presidente brasileiro e para defender “a verdade nua e crua”, para além de alegações fantasiosas ou manipuladoras. Para a Repórteres sem Fronteiras (RSF), a postura de Jair Bolsonaro é uma tentativa de esconder sua incapacidade de administrar a crise sanitária. 

“A verdade nua” reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela. Fatos aos quais a população brasileira não teria acesso sem o trabalho dos jornalistas. Além disso, se alinha com as fortes e irreverentes campanhas de comunicação divulgadas pela RSF para promover a sensibilização do público em geral e da comunidade internacional com relação às violações da liberdade de informar e está disponível em quatro idiomas (francês, inglês, espanhol, português).   

Rede de combate à desinformação – O Observatório da Comunicação Pública integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), projeto lançado em setembro de 2020 que reúne pesquisadores, projetos, coletivos e instituições de todo o Brasil. Para saber mais sobre a RNDC, acesse aqui

Com informações da Repórteres sem Fronteiras (RSF). Para acompanhar outras iniciativas da RSF, acesse aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste