Observatório e Transparência Capixaba fazem parceria para monitorar prefeituras no ES

Publicado originalmente em Observatório da Mídia UFES. Para acessar, clique aqui.

O Observatório da Mídia estabeleceu uma parceria com a Transparência Capixaba para um projeto que irá monitorar o índice de transparência pública das prefeituras municipais no Espírito Santo. Com a participação de estudantes, pesquisadores, técnicos e da sociedade civil serão analisados os índices de transparência e de governança, as plataformas utilizadas, o trato das informações e a maneira como tais informações são comunicadas e acessadas. A iniciativa surge de um acordo de cooperação técnica com a Transparência Internacional – Brasil, que desenvolveu a metodologia e presta suporte técnico aos avaliadores.

No ano de 2020, durante o auge da crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, foi decretado em todos os níveis de poderes a situação de emergência que possibilitou, dentre outras coisas, a dispensa de licitação e a redução do controle social sobre as contratações feitas pelos governos municipais, estaduais e federal. A Transparência Internacional – Brasil criou uma metodologia de avaliação de transparência de tais contratos e convidou as instituições de controle social a replicá-la em nível local. No Espírito Santo, a Transparência Capixaba avaliou 38 municípios com mais de 20 mil habitantes. Os resultados observados estão disponíveis no site https://transparenciacapixabaong.wordpress.com/ranking/(link is external)

Devido ao sucesso da iniciativa no Espírito Santo, a Transparência Internacional – Brasil sugeriu que a ação fosse ampliada para todos os 78 municípios do estado e que outros quesitos fossem incluídos para o índice de transparência, governança e acesso à informação. Tal iniciativa servirá de modelo para o resto do país, e o Observatório da Mídia, por sua tradição em estudos sobre transparência e acesso à informação, foi convidado a participar da ação com um projeto de extensão envolvendo pesquisadores e estudantes do curso de Comunicação Social e da Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades. 

Esta inciativa será uma oportunidade para aproximar a comunidade universitária de uma ação tão relevante de controle social e colaboração no estabelecimento de políticas públicas, possibilitando a troca de experiências com a ONG Transparência Internacional e capacitando estudantes e pesquisadores para o uso de metodologias de acompanhamento acesso à informação e de comunicação e transparência pública.

Para se candidatar para atuar como extensionista voluntário/a basta clicar AQUI e preencher o formulário – até o dia 4 de abril – com as informações para receber o convite para uma reunião com a coordenação da iniciativa. Todas as pessoas que participarem do projeto receberão treinamento e certificado da ONG Transparência Internacional, do Observatório da Mídia e da Pró-Reitoria de Extensão da Ufes.

A coordenação do projeto junto à Ufes será do secretário-geral da Transparência Capixaba Rodrigo Rossoni, e, por parte do Observatório da Mídia, do professor Victor Gentilli e da pesquisadora Luma Poletti Dutra.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste