O racismo na (e da) imprensa

Publicado originalmente em Observatório de Jornalismo Paraibano. Para acessar, clique aqui.

Por Zulmira Nóbrega (observadora credenciada)

O programa do Observatório Paraibano do Jornalismo (OPJOR), Observatório Debate, exibido na última quarta-feira, (11/5/2022), no canal do YouTube do PPJ – UFPB, teve como tema “O racismo na imprensa”.

No debate se destacaram as observações sobre o fato rotineiro de que estamos nos deparando, nacionalmente, com notícias acerca de crimes raciais.  A notícia que repercutiu naquele dia, por exemplo, foi um vídeo no qual uma mulher chama um jovem negro, vendedor, de ‘macaco’ em discussão por conta de açaí, em Taguatinga, no Distrito Federal. Assim, houve o entendimento entre os debatedores sobre a violência racista que não para, além de manter uma escalada sem fim, conforme os contínuos noticiários de práticas de tal tipo de crime.

Mas quando os crimes de racismo partem da imprensa? do jornalista? Aqui na Paraíba, há três semanas, durante a transmissão radiofônica da partida de futebol entre as equipes do Campinense e do Souza, o locutor comentou que o jogador Douglas Lima, do Campinense, “não poderia cabecear a bola porque seu cabelo não permitia”, fala que foi naturalizada pelos colegas de bancada, entre risos. Percebemos que casos como estes, de injúrias raciais têm sido noticiados, com o agravante não haver desdobramentos do caso, as devidas apurações do crime e em consequência a impunidade dos jornalistas.

A veiculação desses tipos de notícias, então, permanece restritas aos lamentos em notas de estúdios enunciadas por apresentadores, o que perpetua a desigualdade, a injustiça, o autoritarismo e os preconceitos

Nosso OPJOR, diante dos tristes e preocupantes episódios, convencido de que a construção da cidadania plena passa, necessariamente, pela obtenção da igualdade racial, com as devidas contribuições de diferentes categorias profissionais da comunicação, particularmente de nós jornalistas, propõe que haja um forte movimento no sentido de combater o racismo midiático.

Nesse sentido, no programa de quarta-feira, para debater o tema de maneira profunda e esclarecedora, contamos com a participação de duas atuantes profissionais, também ativistas da luta pela igualdade racial: a jornalista Valdice Gomes, ex-presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, ex 2ª Vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), fundadora da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) em Alagoas e integrante do grupo que fundou a Conajira, Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial. Também a jornalista Edilane Ferreira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assessora do Governo do Estado da Paraíba e editora-chefe do Portal Paraíba Já e do blog Contrapoder, com passagens pela TV Miramar, TV Master, TV Correio, Jornal Correio, Rádio Santa Rita FM, Botafogo Futebol Clube, Jornal Já Paraíba e Jornal A União. A representação do OPJOR ficou por conta da jornalista Mabel Dias.

Tratou-se de um abrangente e lúcido debate, ao expor um crônico campo profissional jornalístico racista e misógino. Ouvimos das colegas convidadas depoimentos muito fortes e esclarecedores sobre o racismo que sofreram dentro de suas atividades de jornalistas, conforme revelou Edilane, “Na época eu não tinha consciência do que era racismo […] fui vítima de racismo, mas de colegas.” Edilane conta que sofreu boicote, seus textos eram colocados como “mal escritos” e que até mesmo a sua roupa era vista como inadequada, mesmo que estivesse no padrão da época e igual a das demais colegas. “Muitas vezes eu me trancava no banheiro para chorar”, revelou.

Os desafios para uma mulher negra, mãe solteira como Edilane, realizar um curso superior são enormes, atingir o mercado de trabalho é um desafio maior, ascender a um cargo de chefia é praticamente impensável, tanto que a jornalista ao conseguir seu primeiro cargo de comando se deparou com um novo desafio, a baixa remuneração. “Eu pensei que iria receber um salário de 3 mil reais, como era pago ao meu antecessor no cargo, mas passei a receber um salário-mínimo”, explica Edilane.

Valnice, por sua vez, ao falar da perspectiva de ter integrado Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial, explicou que se deparou com a realidade dos jornalistas negros não ter acesso aos cargos de chefia e nem às atividades de assessorias de imprensa, porque as empresas “não querem associar seu nome a questão da negritude e assim tornam os jornalistas negros totalmente invisibilizados.” Para Vanice, essas atitudes racistas se refletem na produção de pautas, “Nunca vai entrar as pautas que nos dizem respeito”, explica.

Vanice também tratou da pesquisa “Perfil Racial da Imprensa Brasileira”, destacando que a quantidade de jornalistas negros nas redações é quase três vezes menor do que a de profissionais da mesma categoria autodeclarados brancos, os quais somam 77,6 % do quadro geral de jornalistas do Brasil, restando aos negros e pardos apenas 20,1%, aos amarelos 2,1%, e aos indígenas 0,2%.

Vanice interpreta que os dados da pesquisa revelam como são perversos os ambientes de produção jornalística no país. “A gente falava dessas situações, mas não tínhamos as pesquisas. Nós sentíamos na pele”, explica.

Mabel Dias, observadora do OPJOR, aponta que a discussão da temática pelo programa Observatório Debate tocou em muitas feridas dos jornalistas negros que atuam ou já atuaram em redações, além de apontar para a necessidade de aprofundarmos cada vezes mais as discussões sobre a temática que, ao ser objeto de apreciações, revela haver ausência de suas problematizações.

O racismo na imprensa, inclusive como uma questão intrínseca às redações, é realmente impiedoso, e nos leva trazer à baila das contextualizações possíveis o termo da psicanálise lacaniana “perversão”, ou seja, o sujeito que entende as leis, as normas, mas age contrariamente a elas, age, portanto, na posição de negação, a exemplo do ocorrido na imprensa paraibana no caso do jogo entre Campinense e Souza. O narrador enquanto profissional de imprensa deve sim conhecer, ao menos, a tipificação de crime racial, mesmo assim, o cometeu ao proferir a referida injúria.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste