O que a bússola, o papel, o paraquedas e as vacinas têm em comum?

Publicado originalmente em instagram de Para Você Entender. Para conferir o post, clique aqui.

Todos os itens citados tiveram suas origens na China e são importantes na preservação da vida, se utilizados da maneira correta.
Os primeiros relatos de imunizações aconteceram na dinastia Sung (960-1280 d.C.), entre a China e a índia. A Ásia era assolada pela varíola e a estratégia encontrada para a proteção da população foi a variolação, método que consistia em triturar as cascas das feridas características da varíola e soprar nas narinas dos indivíduos. Governantes, como o Imperador Khang, se gabavam por terem imunizado exércitos inteiros, nobres e familiares.
O método de variolação foi modificado com o passar dos anos, e a inoculação de uma agulha contaminada com material fresco de pústulas da varíola, ganhou força em toda a Ásia e Europa Oriental, inclusive a Turquia, onde viveu Lady Mary Wortley Montagu, a mulher que introduziu a variolação na Inglaterra.
Lady Montagu contraiu varíola, se curando após apresentar vários sintomas graves e ter seu rosto deformado pela doença. Seu irmão não teve a mesma “sorte”: faleceu de varíola aos 20 anos.
Na Turquia, onde realizava uma missão com seu marido, um imperador britânico, Lady Montagu conheceu a variolação e se admirou com a técnica. Fascinada com a proteção gerada pela imunização, utilizou papel e tinta para escrever cartas descrevendo como a inoculação protegia a população da doença.
Em meados de 1721, fez com que seus filhos fossem imunizados, enquanto a técnica era assistida por importantes médicos ingleses da época. O termo variolação se espalhou por toda a família real britânica, gerando interesse no assunto. Em 1721, James Jurin, um secretário da sociedade real, publicou um artigo comparando a mortalidade da varíola e a das pessoas imunizadas (reduzida de 90% para 3%). A partir daí, a técnica foi largamente aplicada em toda a europa e no novo mundo, onde atualmente se encontram os Estados Unidos.
Foi em 1796 que o termo “vacina” surgiu pela primeira vez.

Continua…

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste