Novo episódio do podcast Levante sua Voz discute privacidade e proteção de dados

Publicado originalmente em Coletivo Intervozes. Para acessar, clique aqui.

Um levantamento do New York Times mostrou que em 2020 a Amazon, Apple, Google, Microsoft e Facebook faturaram 1,2 trilhão de dólares, 25% a mais do que elas lucraram em 2019. O que essas empresas vendem em uma semana, o McDonalds vende em 1 ano inteiro.

O segredo dessa concentração econômica e de poder sem precedentes na história vem da extração e exploração dos dados pessoais das bilhões de usuárias e usuários dessas plataformas. No nono episódio do podcast Levante sua Voz, lançado nesta quarta (9), falamos sobre privacidade e proteção de dados. O podcast é uma produção do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Conversamos com Flávia Lefèvre sobre a importância da Lei Geral de Proteção de Dados e ouvimos da Amarela, da Escola de Ativismo, dicas valiosas de segurança digital.

Entre os materiais recomendados está a Guia Prática de Táticas e Estratégias para a Segurança Digital Feminista, iniciativa da Cfemea, MariaLab, Blogueiras Negras e Universidade Livre Feminista. Também indicamos a biblioteca da MariaLab; o manual “Segurança Holística: um manual de estratégia para defensores de direitos humanos“, traduzido pelo coletivo Mariscotron; SaferManas, da Coding Rights; e o Guia de Facilitação e Aprendizagem em Segurança da Informação, da Escola de Ativismo.

O programa pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming, no YouTube e também na Rádio UFRJ.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste