Novas vacinas contra a Covid-19 serão testadas em pessoas no nordeste do Brasil?

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Edison Mineiro. Para acessar, clique aqui.

O Nujoc recebeu para verificação um vídeo de um homem que se identifica como Alex Silva, o mesmo que diz se encontrar na Ucrânia afirma que no nordeste do Brasil as pessoas serão testadas com novas vacinas em 2022. “Estão transformando as pessoas em cobaias”, enfatiza o autor da publicação.

As falas de Alex Silva são mentirosas e têm a intenção de gerar desconfiança acerca das vacinas. No registro, ele utiliza o recorte de uma entrevista do governador da Bahia, Rui Costa sobre as vacinas que serão adquiridas e testadas. Entretanto, vídeo com Rui Costa exibido é datado de 07/08/2020. Neste período, as vacinas estavam em fase de teste – exclusivamente com voluntários – em diversos países, inclusive no Brasil.

Com informações do serviço de checagem do Governo da Bahia, Bahia contra o Fake, O objetivo de Alex Silva é induzir as pessoas a interpretarem que as testagens estão ocorrendo neste momento, ou seja, que as pessoas seriam “cobaias” dos laboratórios e estariam colocando suas vidas em risco. É por esse motivo que ele inicia o vídeo falando a data da gravação na Ucrânia (janeiro de 2022), mas não informa a data do vídeo do governador (agosto de 2020), que na oportunidade concedia entrevista à TV Bahia (afiliada da Globo) sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus.

A entrevista completa com Rui Costa está disponível neste linkhttps://glo.bo/3KSCf8U. O momento em que o governador fala sobre a testagem na Bahia e no Nordeste tem início aos 4 minutos e 10 segundos.

Como explicou o governador à época, o Governo do Estado buscava um acordo com a empresa chinesa Sinopharm para testagem, na Bahia e nos demais estados do Nordeste, de uma vacina produzida pelos asiáticos. Ele havia participado de uma teleconferência com o grupo chinês, responsável por desenvolver duas linhas de vacinas contra a Covid-19.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste