Livro destinado a pré-adolescentes e professores aborda aspectos da Educomunicação

Publicado originalmente em Instituto Devir Educom. Para acessar, clique aqui.

A professora Liana Gottlieb está lançando seu 18º livro, intitulado UMA MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL. DO MURO QUE SEPARA, NOS EUA, PARA A MURALHA VERDE QUE UNE, NA ÁFRICA.

Trata-se de um projeto de 1990, que a autora retomou há quatro anos. Ela é professora titular aposentada da pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, doutora em ciências da comunicação pela ECA-USP e uma das fundadoras da área de Educomunicaçao. Entre os seus 16 livros já publicados, estão “Mafalda vai à escola”, “As aventuras de Lana e Drago, o dragão voador”.

A publicação, da editora Scortecci, destina-se principalmente a “pré-adolescentes e professores, tanto na educação formal quanto na informal; que seja trabalhado de forma, no mínimo, multidisciplinar, e que chegue aos lugares mais distantes do nosso país”, explica Liana.

Uma Missão Quase Impossível reuniu um grupo seleto de profissionais, como Arnaldo Niskier, Paulo Saldiva, Pedro Sérgio Pereira, Mario Festa, Pedro Leite da Silva Dias, Maria Assunção F. Silva Dias, André Victor L. Freitas, Ocir G. Gorenstein e Giba Cartum, que o ilustrou.

Sinopse

Esta missão, quase impossível: resolver oito conflitos do planeta Terra, neste século XXI! Os animais da terra, ar e água resolvem escolher dois irmãos borboletas para empreender essa missão. Ajudados por uma girafa (símbolo da CNV – Comunicação Não Violenta), partem em viagem numa nave levando também Sacoca (uma sacola mágica).

Uma águia lança a nave nos ventos, e cada vento a leva para um determinado lugar. Quando um vento não emenda no outro, a águia atua como se fosse um elevador. Ao chegar, as borboletas da região vêm recebê-los. As pessoas são, então, convocadas para o Evento da Paz, onde a mágica ocorre.

No começo do livro, nossos mestres são apresentados: Mestre Panafesta faz uma exposição sobre a Missão, e passa a palavra para Mestre Panafrei, que fala sobre as borboletas e as mariposas. Na sequência, Mestres Panadias e Panadiasa falam sobre os ventos e a Girafa explica quais os países e os conflitos focados no livro.

Durante as viagens, os leitores são provocados pelos desafios propostos pelo Mestre Panapoc. Aprendem sobre a história e a política daquele país e sobre o conflito, num texto preparado pelo Mestre Panaped, e aprendem também sobre saúde e meio ambiente nos textos do Mestre Panasald.

O lugar de partida é a praia de Torres, no sul do Brasil. De lá voam para: Bogotá (Colômbia); Tijuana/San Diego (México/EUA); Trípoli (Líbia); Abuja (Nigéria); San Sebastián (País Basco – Espanha); Damasco (Síria); Lhasa (Tibete/China); Jerusalém (Israel). Finalizam a viagem com um voo panorâmico sobre a grande Muralha Verde da África.

Outras informações

Livro: UMA MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL. DO MURO QUE SEPARA, NOS EUA, PARA A MURALHA VERDE QUE UNE, NA ÁFRICA

Autora: Liana Gottlieb

Onde encontrar: Livraria Asabeça

Valor: R$ 36,00 + R$ 12,00 de frete, para qualquer lugar do país.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste