Livro ajuda crianças a identificar fake news

Publicado originalmente em Instituto Devir Educom. Para acessar, clique aqui.

A preocupação com o consumo de fake news por seu filho fez surgir o vilão Fake Nilson e o livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News” do escritor Marcelo Duarte. O menino comentou com o pai que “cheirar pum dos outros aumentaria o tempo de vida das pessoas”, como conta a Folha de S.Paulo. Isso preocupou Duarte, “Falei para ele que não era possível ser verdade”, mas a criança rebateu dizendo que tinha visto a informação em um site.

E foi assim que, motivado em ajudar seu filho e outras crianças e a obter delas apoio no combate à desinformação, que surgiu o livro. Ele traz algumas investigações feitas pela turma da escola, como a de um ataque de discos voadores.

A publicação traz também dicas para identificar notícias falsas. “Quando dizem que ninguém está sabendo daquilo ou quando manda a gente espalhar depressa antes que apaguem ou falam que o governo está querendo esconder”, comenta ele. E conclui, na certa é jogada de fake news e, portanto, do vilão Fake Nilson da história. Outra é ver o nome do jornalista que assina a matéria. Se ele não existir, na certa é falso.

Existem ações importantes para eliminar as fake news. Uma delas é da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), que integra pesquisadores de universidades, educadores e instituições culturais e de educação, como é o caso do Instituto Devir Educom.

O livro “Esquadrão Curioso – Caçadores De Fake News”, de Marcelo Duarte, é da editora Panda Book, tem 112 páginas e o preço sugerido é R$ 32,90.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste