Lançamento do projeto “Operação Eleições: jornalismo de dados, combate à desinformação e letramento midiático” no dia 25 de agosto

O programa de extensão Agência Experimental de Jornalismo Paiá, em conjunto com o iLab – Laboratório de Inovação em Jornalismo Local e Nucomp – Núcleo de Pesquisa sobre Comunicação e Pesquisa, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, apresentará à comunidade de Rondon do Pará o projeto “Operação Eleições: jornalismo de dados, combate à desinformação e letramento midiático” no dia 25 de agosto, às 19h, no auditório externo do ICSA/Unifesspa.

Desenvolvido em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondon do Pará, Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor), Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc PA), a proposta integra uma iniciativa nacional que tem como objetivo combater a disseminação de informações falsas durante o período eleitoral. No âmbito local, será realizada uma série de ações que visam contribuir para o andamento do processo eleitoral de 2022 em Rondon do Pará.

O lançamento contará com a participação de Mariana Oliveira, secretária de comunicação do Supremo Tribunal Federal (STF); Ana Regina Rêgo, coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD); Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Magno Barros, diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc PA); Fátima Braga, diretora da Escaola Estadual Dionísio Bentes de Carvalho; Vito Gemaque, presidente do Sindicado dos Jornalistas do Pará (Sinjor); Francisco Ribeiro, reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); e Wilma Oliveira, membra da subseção Rondon do Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião será apresentada a proposta, bem como as ações e produtos que serão desenvolvidos durante o período eleitoral.

O projeto será desenvolvido a partir da formação de alunos/as e professores/as do curso de Jornalismo para que possam atuar em duas frentes: oficinas e palestras sobre educação midiática na Escola Estadual de Ensino Médio Dionísio Bentes de Carvalho e na cobertura das eleições para o portal Rondon Notícias.

Na instituição de ensino serão realizadas dinâmicas de letramento midiático que estimulem a visão crítica sobre as informações recebidas pelos jovens, capacitando-os para compreender os processos de desinformação. Já a cobertura das eleições será realizada durante todo o período que antecede ao primeiro turno e também no possível segundo turno de forma a ajudar os eleitores a terem acesso a informações verdadeiras e proporcionar oportunidades para que possam votar conscientemente. As notícias serão produzidas em formato de texto, vídeo e áudio, publicadas no portal Rondon Notícias (rondonnoticias.com), redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, bem como no projeto Rádio na Feira, que leva a rádio da universidade semanalmente para feira dos agricultores, e na Radioweb da Unifesspa. O projeto de checagem de informação Duvide! também terá continuidade nas redes sociais e no portal.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste