JU expande cobertura cultural com novo projeto

Publicado originalmente em Jornal da Universidade. Para acessar, clique aqui.

Jornalismo cultural | Idealizado em parceria com diversas instâncias da UFRGS, JU Cultura evidencia as ações culturais desenvolvidas na Universidade

*Foto: Gustavo Diehl

O JU lança nesta segunda-feira, 17 de janeiro, um novo projeto dedicado ao jornalismo cultural: o JU Cultura. A iniciativa tem como eixos principais divulgação de atividades culturais, reflexão e criação artística, além da promoção do debate e do aprendizado sobre jornalismo cultural. Articulando diferentes unidades, setores e agentes da UFRGS, o projeto busca incrementar o espaço dedicado à cultura no JU. Além de evidenciar as ações culturais desenvolvidas na instituição, o JU Cultura destaca o importante papel que a Universidade cumpre na formação de profissionais nessa área.

Uma das principais seções do novo site é a “Destaques da Agenda”, na qual se publica, semanalmente, uma matéria que destaca um evento ou atividade de cultura de relevância na Universidade. O site também conta com um espaço de programação – uma agenda completa de eventos culturais da UFRGS, mantida em parceria com setores como Departamento de Difusão Cultural (DDC), Museu da UFRGS, Instituto de Artes e curso de Licenciatura em Dança.

Outro espaço de destaque é o “Reportagem”, dedicado a matérias quinzenais com temáticas culturais, e conteúdos da Rádio da Universidade e UFRGS TV. O projeto articula-se com a disciplina de Jornalismo Cultural oferecida na Fabico, com materiais produzidos pelos alunos sendo veiculados na seção Laboratório. 

Completam o projeto: um espaço do artista da quinzena – convidado a desenvolver uma obra especificamente para a capa do site –, seções de resenhas e críticas. Por fim, mais conteúdo está disponível nos espaços: “Para ler”, que destaca o trabalho literário de algum integrante da comunidade universitária; “Para ouvir”, que mostra composições e interpretações musicais de integrantes da comunidade universitária; “Para ver”, no qual são apresentados espetáculos cênicos veiculados em forma de vídeo, incluindo teatro, dança, performance e outras linguagens; e “Para acompanhar”, que traz episódios de podcasts vinculados ao Lúmina que tratam de temáticas culturais.

O JU Cultura é feito com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Departamento de Difusão Cultural e da Rádio da Universidade, além dos seguintes parceiros: Museu da UFRGS; Instituto de Artes; Ponto UFRGS; Salão de Atos; Departamento de Educação e Desenvolvimento Social; Planetário; UFRGS TV; Setor de Patrimônio Histórico da Suinfra; Esefid (curso de Dança); Instituto de Letras; Campus Litoral Norte; Rede de Museus e Acervos da UFRGS; e Fabico.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste