Japão optou por realizar o tratamento da Covid-19 com a Ivermectina?

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Edison Mineiro. Para acessar, clique aqui.

O Nujoc recebeu para checagem um vídeo com narração em inglês alegando que o Japão havia decidido suspender a vacinação contra a Covid-19. Ao invés de imunizar a população, o governo daquele país teria optado pelo tratamento utilizando a Ivermectina que, de acordo com o vídeo, seria o método mais eficaz.

Em vídeo são feitas argumentações contrárias e vacinação e fala da adoção da Ivermectina no Japão. Imagem: Reprodução

As informações são falsas. Segundo a Agência Lupa, o governo do Japão não fez nenhuma declaração informando que a ivermectina é mais eficaz que a vacina contra a Covid-19. Não há qualquer menção sobre esse medicamento em comunicados oficiais do ministério da saúde ou da entidade reguladora de medicamentos do país, a Agência Japonesa de Produtos Farmacêuticos e Dispositivos Médicos (PMDA, na sigla em inglês). O antiparasitário sequer é listado entre as opções terapêuticas contra o SARS-CoV-2. As vacinas são consideradas eficazes pelo governo japonês.

Já de acordo com o G1, a ivermectina não está aprovada para uso no tratamento de doenças causadas pela infecção por SARS-CoV-2 (COVID-19) no país.

O Japão não abandonou as vacinas. Estão disponíveis no país gratuitamente os imunizantes da Pfizer, Moderna e Astrazeneca, de acordo com o site do ministério da saúde do país. Em 2022, prevê a chegada de mais 120 milhões de doses da Pfizer e deve acelerar as doses de reforço.

A campanha de vacinação no país teve início em fevereiro de 2021 e, até 17 de janeiro deste ano, foram administradas 202.280.089 de doses — incluindo as de reforço — de imunizantes da Pfizer, Takeda/Moderna e AstraZeneca. 79% da população do país está totalmente vacinada. Essa porcentagem é maior que o Brasil (69%) e que os Estados Unidos (62%), por exemplo, segundo dados da plataforma Our World in Data, de 17 de janeiro.

Em novembro, o Japão registrou zero mortes diárias por Covid-19 pela primeira vez após mais de um ano. Na época, especialistas afirmaram que a alta taxa de vacinação, juntamente ao uso de máscaras, provavelmente estava por trás da redução das taxas da doença. Em 16 de janeiro, a taxa de morte para cada 1 milhão de habitantes era de 0,2 no país asiático — apenas para comparação, no Brasil essa taxa era de 5,8 na mesma data.

A Ivermectina não possui eficácia no tratamento à Covid-19 e faz parte do chamado tratamento precoce que não é recomendado pela OMS. Em outros momentos, o Nujoc Checagem abordou sobre o medicamento conforme você pode ver aqui e aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste