Ivermectina supera vacinas ao ter 83% de eficácia contra Covid-19?

Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.

Aivermectina é um medicamento barato para uso veterinário e humano, usado contra parasitas, como sarna, oncocercose e piolhos. Mesmo com tais informações, existem muitas publicações compartilhadas em redes sociais que indicam a ivermectina como um tratamento útil contra a covid-19. Até agora, porém, sua eficácia não foi comprovada.

A matéria falsa e sem qualquer fundamento científico “IVERMECTINA MAIS EFICAZ QUE VACINAS: Médicos europeus pedem uso urgente contra a Covid” foi escrita por Fábio Allves, criador do  site de extrema-direita, Coletividade Evolutiva e compartilhada milhares de vezes por usuários nas redes sociais.

Informação falsa divulgada por um site bolsonarista

COAR alerta que a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (ABM) já emitiram nota no início deste ano, reforçando que não existe “tratamento precoce” contra o coronavírus. No texto, as entidades também afirmam que “a desinformação dos negacionistas” piora a “devastadora situação da pandemia em nosso País”.

“As melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no ‘tratamento precoce’ para a covid-19 até o presente momento”, diz a nota.

Convém lembrar que várias informações desinformativas sobre Covid-19 já apontaram que a ivermectina reduziria mortes por Covid em até 75%O que não é verdade. Agências e sites de fact-checking já haviam checado tais desinformações, como a Lupa, Estadão Verifica, Boatos, Uol, e tantos outros.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR:

Estadão Verifica

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste