Instituto Devir Educom: Educação Midiática

Publicado originalmente em Instituto Devir Educom. Para acessar, clique aqui.

Uso responsável dos recursos da mídia, para auxiliar no pensamento crítico e reflexivo de uma sociedade cada vez mais conectada

Auxiliar escolas e instituições de ensino não-formais, professores, facilitadores, alunos, sejam eles crianças, jovens e adultos, famílias e demais sujeitos sociais, para desenvolver habilidades relacionadas ao uso e consumo responsável, crítico e reflexivo das mídias e das tecnologias digitais em uma sociedade cada vez mais midiatizada.

Entendemos que a Educação midiática se faz urgente na contemporaneidade para o exercício pleno da cidadania e o direito humano à comunicação – ao acesso à informação de qualidade e à produção de informação.

Nessa perspectiva, a formação visa ainda a criação e participação no ambiente informacional, nos seus mais variados formatos, como o impresso, o eletrônico e o digital atuando no processo de ensino-aprendizagem com os recursos da mídia e a informação, fomentando a criatividade, o senso crítico e o espírito de equipe, contextualizados para a realidade do aluno participante.

Por meio da educação midiática, o Instituto Devir atua nos seguintes campos:

– Oficinas/Encontros de educação midiática para professores, facilitadores, pais ou responsáveis e demais interessados.

– Projetos educomunicativos para públicos de diversas faixas etárias (crianças, jovens e adultos), com atividades jornalísticas, como entrevistas, fotos, vídeos, produção e edição de programas, que promovam no aluno o sentido de pertencimento e de ressignificação da escola e/ou do território, trabalhando a camada da educação midiática.

– Apoio na estruturação das aulas/atividades do professor/facilitador, com vistas à utilização de recursos digitais, como blog, redes sociais, sites, aplicativos, entre outros, com a camada da educação midiática.

– Apoio no desenho de aulas dinâmicas e interativas, de acordo com o conteúdo e a ementa das disciplinas, adequando-as a esses novos formatos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste