Inscrições abertas para Mestrado em Alfabetização Midiática e Cidadania Digital em Portugal

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

A Universidade Lusófona do Porto (ULP), de Portugal, abre inscrições para o Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (MILCitizen). Com a oferta de 15 vagas, o curso é destinado a formados na área de Comunicação e/ou Educação e está voltado a profissionais dos campos acadêmico e mercadológico. Com o objetivo de discutir aspectos teóricos e práticos ligados à sociedade midiatizada e à Educação, o curso espera oferecer uma formação sólida em pesquisa e elaboração de projetos voltados à Alfabetização Midiática e Informacional (MIL, na sigla em inglês). 

Segundo Maria José Brites, professora e pesquisadora da ULP e associada da ABPEducom, o mestrado busca trabalhar as questões urgentes da sociedade midiatizada sob um ponto de vista crítico e transversal, que considera as perspectivas de ordem midiática e também da sociedade civil no que se refere à alfabetização digital. Além disso, discussões sobre cidadania e universo digital, processos críticos e novas modalidades de intervenção, frequentes no campo da Educomunicação, também estão presentes, seguindo a proposta de suprir as carências formativas na área. 

Ao articular os saberes da Comunicação e da Educação, o MILCitizen tem como objetivo formar profissionais competentes para atuação em educação para as mídias. Dentre as competências a serem desenvolvidas, estão a orientação de práticas de ensino e aprendizagem em ambientes midiatizados; o desenvolvimento de pesquisas avançadas em educação crítica; a criação de projetos voltados à implementação de políticas públicas e inovação; e a capacitação para a cidadania digital. Ao final do curso, o programa prevê três modalidades de trabalho final: desenvolvimento de dissertação, estágio ou projeto. 

O início das aulas está previsto para setembro de 2021. O programa recebe inscrições em fluxo contínuo na página de candidaturas do curso

Imagem: Universidade Lusófona do Porto / Divulgação

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste