Imprensa Jovem participa de ciclo de debates da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

lunos integrantes da Agência de Notícias Imprensa Jovem, do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), participaram no final de abril do projeto “Big Thinkers – Armed with Information” (Grandes Pensadores – Armados com Informação, em tradução livre), promovido pela Unesco. A iniciativa faz parte do programa “MIL CLICKS – Alfabetização Midiática e Informacional: Pensamento Crítico, Criatividade, Alfabetização, Intercultural, Cidadania, Conhecimento e Sustentabilidade”, que reúne estudantes e especialistas para a realização de debates sobre a importância do uso responsável das mídias digitais na sociedade. 

No dia 26 de abril, a questão “A AMI deve ser desenvolvida sobretudo em espaços formais de educação?” norteou o debate apresentado pelos alunos Thaís Ferreira da Silva Moura, Andressa Mota Silva, João Vitor Alcantara da Silva e Diego Campos Brito. O encontro teve a apresentação do egresso do Imprensa Jovem, Cícero Ivanilson Silva Gonçalves, e comentários de Alexandre Sayad, codiretor internacional da Unesco MIL Alliance e conselheiro da ABPEducom.

Na ocasião, os participantes ressaltaram que a AMI é essencial para a formação de sujeitos conscientes do impacto do uso de tecnologias no cotidiano, principalmente quanto aos aspectos negativos como desinformação, sensacionalismo e discursos de ódio. Além disso, também foi destacada a carência de uma reformulação do sistema educacional brasileiro para uma implementação satisfatória da AMI no ambiente escolar. 

Já no dia 29 de abril, a proposta foi refletir sobre as perguntas: “Os estudantes devem ser beneficiários da AMI, ou também liderarem o movimento? Quais os papéis?”. Os debatedores foram Maria Eduarda Silva de Oliveira, Isabella Rocha de Almeida e João Vitor Alcantara da Silva. A apresentação foi da educomunicadora e ex-aluna do Imprensa Jovem Gabriela Vallim, com comentários de Maria Célia Giudicissi Rehder, sócia da ABPEducom e consultora da Unesco no Brasil.

Durante a atividade, foi defendido que a atuação de jovens criadores e produtores de mídia enriquece o movimento da educação midiática ao redor do mundo. Nessa perspectiva, a Educomunicação foi apontada como metodologia ativa para a promoção da cidadania no interior dos ambientes digitais, bem como para o enfrentamento dos desafios comunicacionais contemporâneos. 

Os debates podem ser assistidos pelo canal do Núcleo de Educomunicação da SME-SP no YouTube.

Sobre o evento

O evento Big Thinkers é uma iniciativa do governo japonês junto à Unesco que tem como objetivo estimular o engajamento cívico dos jovens, a educação emancipadora e o pensamento crítico frente às tecnologias. A edição de 2022 foi realizada entre os dias 11 e 29 de abril. Nos últimos dois anos, o projeto já ofereceu capacitação em AMI para mais de 3.000 jovens de diferentes países entre 18 e 31 anos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste