II DESAFIO DE CRÍTICA DA MÍDIA CHEGA AO FINAL E CELEBRA JORNADA DE APRENDIZADO

Publicado originalmente em Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP por Nicole Morás. Para acessar, clique aqui.

No final da tarde desta quinta-feira, 9 de setembro, foi realizada a live de encerramento do II Desafio de Crítica da Mídia, atividade de extensão desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, da Fabico e do PPGCOM. Durante o encontro virtual, os estudantes de ensino médio participantes do Desafio e professores padrinhos e madrinhas, avaliaram as atividades e o percurso de aprendizagem que a gincana proporcionou para os estudantes e para os extensionistas. Ao final do encontro, foi divulgado o resultado final, com a revelação da equipe vencedora e os produtos da marca UFRGS dados como prêmios às quatro equipes participantes. A live contou com a participação da coordenadora do PPGCOM da UFRGS, a professora Elisa Piedras, do coordenador do GCCOP, professor Rudimar Baldissera, e estudantes da pós-graduação e graduação da FABICO que estão como extensionistas do Programa.

Ranking final do II Desafio de Crítica da Mídia

Sobre o Desafio

O II Desafio de Crítica da Mídia consiste em mini vídeoaulas e na realização de tarefas. As vídeoaulas desenvolvidas por estudantes de mestrado e doutorado em Comunicação, professores convidados e por graduandos do curso de Relações Públicas, contam com apoio de professores e pesquisadores da UFRGS. Após o final de cada aula, as equipes de alunos recebem tarefas que valem pontos, envolvendo a análise e o desenvolvimento de produtos midiáticos. Essas tarefas, entregues no decorrer do Desafio, podem ser realizadas pelos estudantes de forma caseira, com uso de aparelho celular ou computador pessoal com acesso à internet, sempre respeitando as recomendações e normas de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus. 

Nas duas edições, os alunos cumpriram tarefas e elaboraram produtos midiáticos, valendo pontos, voltados à reflexão sobre presença e atuação da mídia na sociedade; processos implicados na produção e circulação de notícias; na veiculação de peças publicitárias e de conteúdos em mídias sociais; além de suas relações com a construção das concepções de realidade e de interesse público. Os participantes tiveram que desenvolver atividades como localizar fake news nas redes sociais, checar e redigir uma notícia, analisar criticamente conteúdos publicitários, produzir fotos com temática ambiental e vídeos sobre os conteúdos abordados durante o Desafio.

Em função da pandemia, desde o ano passado, as oficinas antes realizadas presencialmente com alunos de ensino médiopassaram a ocorrer em um modelo de gincana on-line, denominando-se Desafio de Crítica da Mídia. Participaram das duas edições um total de 37 estudantes e 9 professores de ensino médio de escolas públicas e 40 graduandos e pós-graduandos de comunicação. O II Desafio, em 2021, envolveu quatro grupos de alunos de Novo Hamburgo e Veranópolis. Em 2020, houve a participação de quatro equipes de estudantes de escolas localizadas em Porto Alegre e Osório.  

Mais informações também podem ser conferidas no site www.ufrgs.br/gccop/  nas redes sociais Facebook/gccop, Instagram @gccop e Twitter @gccop1.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste