Publicado originalmente em Saúde é o Tema. Para acessar, clique aqui.

Em 2019, mais de 135 mil pessoas não sabiam que possuíam o vírus HIV, segundo estudo do Ministério da Saúde. O balanço aponta ainda que o número de contaminados subiu mais de 43 mil novos casos, totalizando 866 mil pessoas. O público mais afetado são os jovens de 25 a 39 anos.

A pandemia do novo Coronavírus dificultou ainda mais a vida de quem vive com HIV e AIDS. O Ministério da Saúde aponta que houve uma redução de 17% no número de pessoas que iniciaram a terapia antirretroviral, a TARV, usada para o tratamento do HIV, entre janeiro e maio deste ano. Ou seja, muitas pessoas que vivem com HIV e AIDS estão deixando de fazer o tratamento por conta da pandemia. Este é o assunto deste Saúde é o Tema.

Participaram do Saúde é o tema a Educadora do GTP+, ativista na luta Contra Aids, Membro do Fórum de Mulheres de PE e participante Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos-PE CEDH-PE, e Militante no Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, Nance Ferreira; e o médico infectologista no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (UPE) e professor no curso de medicina da UFPE em Caruaru, Diego Guedes.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste