Grandes Nomes da Ciência Hoje com: Frederick G. Banting

Publicado originalmente em instagram de Pretty Much Science. Para acessar, clique aqui.

Frederick Grant Banting, nasceu na pequena cidade de Alliston, na província de Ontário, Canadá, em 14 de novembro de 1891. Filho mais novo do casal William Banting e Margaret Grant, Banting, como é conhecido no mundo da ciência, ingressou na Universidade de Toronto como aluno de teologia, porém, decidiu se transferir para o curso de medicina, dando assim início a sua carreira.
.
Após a sua graduação em 1916, Banting ingressou no corpo de médicos do exército canadense e serviu na primeira guerra mundial até ser ferido em uma batalha em 1918. Posteriormente, em 1919, for condecorado pelos serviços prestados ao exército.
.
De volta ao Canadá após a primeira grande guerra, Banting continuou seus estudos na área da ortopedia, foi cirurgião residente em um hospital para crianças em Toronto, ensinou ortopedia na Western University e farmacologia na Universidade de Toronto. Tornou-se doutor em medicina em 1922.

Apesar dos estudos na área da ortopedia, Banting tinha um interesse muito grande por diabetes e se aprofundou no assunto lendo diversos artigos sobre a doença. Na época, cientistas ainda procuravam um tratamento efetivo para a doença. Seu interessa pelo assunto levou Banting a contactar, além de outras pessoas, o Professor J.J.R. Macleod, da Universidade de Toronto, que cedeu o espaço para que Banting pudesse conduzir seus estudos sobre diabetes.

Em 1921, junto com seu assistente Charles H. Best, Banting conseguiu fazer a extração de um hormônio do pâncreas que controlava a diabetes, mudando drasticamente a vida de pacientes com diabetes. Esse hormônio era conhecido como insulina. O tratamento com injeções de insulina é usado até hoje para pacientes com diabetes.
.
Por causa de sua descoberta, Banting ganhou diversos prêmios, incluindo o Nobel de medicina em 1923 (o prêmio foi dividido com Macleod).
.
Em 1941, enquanto servia em uma missão na segunda guerra mundial, Banting faleceu em um acidente aéreo na província de Newfoundland, no Canadá.

Por/by: Mauricio Gardini
Editor chefe não acadêmico do Pretty Much Science

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste