Fórum da Internet no Brasil acontece entre os dias 31 de maio e 3 de junho

O Fórum da Internet no Brasil (FIB) e Pré-IGF Brasileiro, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do FIB, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem, opinarem e debaterem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Em 2022, o CGI.br realizará o 12º Fórum da Internet entre os dias 31 de maio e 03 de junho. Devido ao atual momento avançado da vacinação no Brasil, foi decidido que esta edição ocorrerá presencialmente na cidade de Natal (RN), como indicado anteriormente. Dadas as adaptações necessárias em função da pandemia, o local de realização do FIB12 será o hotel Holiday Inn Natal, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova – Natal. Também haverá transmissão online das atividades do Fórum, para que todas as pessoas interessadas possam participar.

O que é o Pré IGF

O Fórum de Governança da Internet (IGF) foi proposto pela Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação em novembro de 2005, e criado após consultas convocadas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 2006. Desde então, o IGF acontece anualmente em cidades-sede escolhidas para tal. Proposto e coordenado pelo CGI.br, o Brasil sediou o IGF de 2007, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e o de 2015, na cidade de João Pessoa (PB).

Muito se debate no mundo sobre um modelo apropriado para a governança global da Internet. E muitos se perguntam sobre os métodos e organizações em torno das quais a Internet tem se difundido e continuará a crescer em escala mundial. O modelo brasileiro de governança da Internet preserva sua natureza multissetorial na formação e composição do CGI.br, e tem sido observado internacionalmente como um modelo a ser considerado, debatido e seguido. Sua formulação é também consolidada no amplo debate da sociedade e de todos os interessados no aprofundamento dos modelos participativos da e pela Internet. Considerando a importância e relevância dos debates nacionais sobre governança da Internet, o CGI.br deliberou constituir o Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro, para o qual congrega participantes dos setores governamental, empresarial, científico e tecnológico e terceiro setor dos diversos estados brasileiros. Com isso, busca agregar as reflexões do Fórum da Internet no Brasil (FIB) como importantes contribuições para o Fórum Mundial de Governança da Internet (IGF).

Mais informações, clique aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste