É falso que votar apenas para o cargo de presidente anula o voto

Publicado em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.

Circulam pela internet boatos de que o eleitor ou eleitora que votar apenas para o cargo de presidente nas eleições de 2022 terá o seu voto anulado.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TRE), através do Gralha Confere, desmente a informação e explica como funcionam os votos. O eleitor pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais.

Quando ocorre o voto em branco

O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica.

Voto nulo

Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.

Vale lembrar também que a urna eletrônica contabiliza cada voto digitado em cada cargo eletivo de forma independente, mesmo quando existe um único voto válido (não nulo ou branco), como é determinado pelo art. 61 da Lei nº 9504, a Lei das Eleições. 

Boato antigo

Essa informação é a mesma que circulou em 2018 e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu, à época, tratar-se de desinformação.

Fonte: Gralha Confere

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste