É FALSO que São Paulo registrou mais assassinatos do que mortes por Covid-19 em abril

Publicado originalmente em instagram de PUC Check. Para conferir o post, clique aqui.

VERIFICAÇÃO: Verificamos os dados sobre assassinatos no site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Até o encerramento dessa checagem, não estavam disponíveis dados referentes ao número de homicídios dolosos no estado no mês de abril; no entanto, o primeiro trimestre de 2022 registrou 742 vítimas deste tipo de crime, número inferior (mesmo que com os meses somados) ao apresentado no tuíte.
Quanto aos dados referentes à Covid-19 no estado de São Paulo no mês de abril, a checagem realizada pela equipe aponta um número 1186% superior (849) ao número mencionado no tuíte (66). As informações foram retiradas de uma planilha presente no site do SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados).
A informação foi considerada falsa porque as informações divulgadas no tuíte não tem nenhuma relação com a realidade. Para a PUC CHECK, FALSA é toda notícia, pronunciamento ou declaração que não têm substância factual, caracterizando-se como boato, conteúdo fabricado para parecer informação. É desinformação.
Esta verificação foi feita por estudantes de Jornalismo que participam da agência experimental de checagens PUC CHECK.

???? Reprodução: Twitter

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste