É falso que Lula cogita Anitta para Ministério da Educação

Publicado originalmente em instagram de PUC Check. Para acessar, clique aqui.

???? É FALSA a matéria supostamente publicada pelo jornal Folha de São Paulo acerca da indicação de Anitta ao Ministério da Educação (MEC) em caso da eleição do ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva (PT). A publicação sugere o compartilhamento de uma notícia que reproduz os padrões gráficos do Grupo Folha, mas trata-se de uma montagem. Além de conter erros de pontuação, o conteúdo verificado apresenta discordância quanto às informações apresentadas pela assessoria do ex-presidente.

VERIFICAÇÃO: A publicação na página do Facebook “A culpa é do FHC”, realizada no dia 2 de abril, foi compartilhada mais de duzentas vezes na plataforma. O conteúdo em questão é uma imagem com os dizeres: “Lula diz que quando eleito, cogita Anitta para o Ministério da Educação. O ex-presidente afirmou: “as crianças não precisam somente de português e matemática, elas precisam desenvolver a sexualidade e empatia, esse é o diferencial do brasileiro”. Em contato com a Folha, a assessoria do ex-presidente afirmou que a informação veiculada é falsa. “Não cogita nem nunca disse isso”, respondeu a assessoria.
A postagem foi considerada falsa porque a imagem compartilhada foi totalmente manipulada, a Folha de S. Paulo nega que tenha publicado matéria, que realmente não está nos canais do veículo e não foi encontrado qualquer registro de que a informação tenha sido emitida pelo PT ou por Lula sem qualquer comprometimento com a realidade. Além disso, é possível identificar erros de pontuação que servem de pistas à inautenticidade do conteúdo.

Esta verificação foi feita por estudantes de Jornalismo que participam da agência experimental de checagens PUC Check.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste